(48) 3721-6361
Engenharia de Alimentos
Serviços Simples
Tabela nutricional e rotulagens

A tabela nutricional consiste na apresentação de informações referentes aos ingredientes presentes no alimento.

As indústrias fabricantes de alimentos e bebidas devem estar adequadas à legislação que determina a declaração de informação nutricional obrigatória de valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, entre outros, nos rótulos de alimentos e bebidas embalados.

A partir de
R$60,00
Preço para uma unidade.Faça seu orçamento.
Adequações legislativas perante ANVISA e MAPA

O estudo legislativo é importante para o enquadramento de produtos e processos em todas as normas que devem ser respeitadas para que estejam conformes à legislação vigente, seja ela municipal, estadual ou nacional; definida majoritariamente, no caso dos produtos alimentícios, pela ANVISA e pelo MAPA.


Alguns pontos definidos pelo estudo legislativo são, para os alimentos: o tipo e a quantidade de aditivos que podem ser adicionados a cada tipo de alimento, embalagem apropriada, aparência do produto, entre outras. No que tange ao processo produtivo, as boas práticas de fabricação e o local adequado para a instalação da indústria podem ser mencionados.

Mapeamento de processos industriais

Mapeamento de Processos é a representação esquemática de um processo, muitas vezes feita através de fluxogramas que ilustram, de forma simples, a troca de informações entre os elementos do sistema. Podemos entendê-lo como sendo a documentação dos passos necessários para a execução do processo produtivo da empresa.


Através do mapeamento dos processos é possível saber cada processo da empresa, a fim de facilitar a compreensão daqueles que necessitam conhecê-los para desempenharem suas atividades com mais eficiência. Pode também proporcionar rápida adaptação de novos colaboradores, reduzir o tempo gasto em cada atividade, tornando mais ágil e dinâmico o processo de trabalho e reduzir gastos através da identificação de alternativas que possam substituir parcialmente ou totalmente uma etapa que gere custo à empresa.


A partir do momento que temos consciência do processo completo podemos otimizá-lo. A otimização consiste em metodologias para a melhora dos processos de produção, o que garantirá um produto melhor acabado, podendo reduzir erros e desperdícios, aumentando o lucro e o rendimento.

Manual de boas práticas de fabricação para produtos alimentícios (BPF)

As Boas Práticas de Fabricação consistem em práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos, até sua utilização no preparo do alimento, e até venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados. Para isso, cada empresa deve ter o seu Manual de Boas Práticas a fim de orientar seus funcionários.


O Manual de Boas Práticas é um documento que descreve o trabalho executado no estabelecimento e a forma correta de fazê-lo. Nele, tem-se informações gerais sobre como é feita a limpeza, o controle de pragas, a água a ser utilizada, os procedimentos de higiene e saúde dos funcionários, o treinamento de funcionários, o descarte do lixo, e como garantir a produção de alimentos seguros e saudáveis. Juntamente do manual, deve-se ter os POP’s (Procedimento Operacional Padronizado).


Cada POP é uma descrição passo-a-passo de como executar as tarefas no estabelecimento. O POP destaca as etapas da tarefa, os responsáveis por fazê-la, os materiais necessários, à frequência em que deve ser feita, e é dever de cada manipulador segui-los.

Serviços Complexos
Aumento de vida útil e melhoria do produto

Vida útil, tempo de prateleira ou shelf life, é o tempo que um alimento pode ser armazenado em condições apropriadas enquanto ainda está apto para ser consumido.


Para que os alimentos possam apresentar uma boa conservação, devemos retardar qualquer mudança que possa ocorrer nele. As alterações com o tempo estão relacionadas a várias causas e, por isso, faz-se necessária a realização de um estudo aprofundado dessas causas (que podem ser físico-químicas ou microbiológicas), bem como dos métodos alternativos que podem solucioná-las.

Se for preciso, por questões de armazenamento e conservação, são estudados também outros tipos de embalagens, tratamentos térmicos, boas práticas de fabricação ou inserção de conservantes no produto para uma maior durabilidade.

Pacote Essencial

- Estudo de Produto

- Melhoria/Aumento Laboratorial

- Relatório

Pacote Completo

- Estudo de Produto
- Estudo Legislativo
- Busca por Fornecedores
- Melhoria de Produto
- Teste de Aceitabilidade
- Relatório

Desenvolvimento de novos produtos alimentícios

Baseia-se na ideia de criar um novo produto pensando nas necessidades e nas tendências do mercado. Através deste serviço, oferecemos a oportunidade de tirar ideias inovadoras do papel. É de extrema importância para empresas e empreendedores devido ao crescimento da concorrência e a demanda do mercado consumidor, que se mostra cada vez mais interessado em produtos inovadores a partir de novas tecnologias e ingredientes. Assim, busca-se impactar o mercado consumidor, oferecendo produtos de melhor qualidade, para então, atrair novos clientes. Para isso, é necessário criar a formulação e analisar a aceitabilidade do produto no mercado, sempre mantendo esse produto dentro das normas estabelecidas pelas legislações.

Pacote Essencial

- Estudo de Produto
- Estudo Legislativo
- Busca por Fornecedores
- Desenvolvimento de Novo Produto
- Teste de Aceitabilidade
- Relatório

Pacote Completo

- Estudo de Produto
- Estudo Legislativo
- Busca por Fornecedores
- Desenvolvimento de Novo Produto
- Embalagem
- Teste de Aceitabilidade
- Rotulagem
- Relatório

Pacote StartUp

- Estudo de Produto
- Estudo Legislativo
- Busca por Fornecedores
- Desenvolvimento de Novo Produto
- Embalagem
- Teste de Aceitabilidade
- Rotulagem
- Dimensionamento de Equipamentos
- Layout e Fluxograma de Produção
- Tratamento de Efluentes
- Relatório