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3 Motivos para melhorar as características dos alimentos
13/06/2018 - Novidades

Não deixe que a inovação te deixe para trás, descubra quais são os 3 sinais de que você deveria apostar na melhoria do seu produto.

Suas vendas têm diminuído, seu produto não atende mais às exigências dos novos consumidores, não dura nas prateleiras, e deixa a desejar em questão de textura, sabor e aroma? Se você quer combater esses problemas e aumentar a eficiência, a produtividade e a lucratividade da sua empresa, entenda o que é a melhoria de produto o como ela pode te ajudar a voltar aos trilhos do mercado.

A melhoria de produto pode ser dividida em duas vertentes: a de criação de novos alimentos com propriedades e aplicações distintas das anteriores e a de aprimoramento da qualidade do produto já existente, sendo feita, na maioria dos casos, através da reformulação da receita e ingredientes do mesmo.

Os 3 sinais de que você deveria investir na melhoria do seu produto.

 

1-      Baixa vida útil

 

A vida útil - tempo em que o alimento se mantém conservado e não põem em risco a saúde do consumidor - do seu produto é muito importante, pois é esta que traz segurança e satisfação ao consumidor. Por exemplo, pense na seguinte situação: se o seu freguês compra a sua mercadoria e passa mal pela validade desta estar comprometida, você acha que este voltará a comprar da sua empresa?

Neste caso é interessante que você saiba se a composição e a maneira como você está produzindo o seu produto alimentício está te proporcionando a durabilidade que você almeja atingir, pois caso contrário a qualidade deste será prejudicada e consequentemente a satisfação da sua clientela irá por água abaixo.

 

2-      Propriedades organolépticas comprometidas

 

Calma, não se assuste com o nome, propriedades organolépticas são características que podem ser reconhecidas pelos sentidos humanos, são elas: cor, brilho, sabor, textura e aroma. Estas influenciam, e muito, na hora da compra, pois quem não gosta de comprar algo com uma aparência ótima, um cheiro bom, uma textura gostosa e um sabor maravilhoso?

Por isso é essencial saber selecionar e combinar os ingredientes e aditivos - tendo em mente a legislação do seu tipo de produto -  da melhor maneira possível para que se alcance um alimento equilibrado e que atenda às exigências da visão, olfato e paladar do seu consumidor final.

 

3-       Baixo valor agregado do produto

 

Cada vez mais os consumidores estão preocupados com a saúde, isso gera maior exigência dos mesmos na hora de comprar um produto no mercado. Estes querem alimentos não tão calóricos, orgânicos, mais nutritivos, e muitas vezes que se adequem ao tipo de restrição alimentar que possuem. Tais como: intolerância ao glúten, leite, soja, amendoim, crustáceos, nozes e castanhas, ovos, entre outros.

 

Neste caso é pertinente fazer uma melhoria voltada ao desenvolvimento de um novo produto, levando em consideração esse público mais exigente e com restrições, pois além de você mostrar aos seus clientes que você tem preocupação com a saúde e bem-estar dos mesmos, você abrirá as portas para um novo setor desse grande mercado alimentício.  

 

Durante a leitura do texto foram mostrados 3 sinais de que você deveria investir em melhoria de produto. Não deixe que esses sinais passem por você sem que você não faça nada a respeito, leia o nosso ebook sobre melhoria de produto e entre em contato com a CONAQ para saber mais como nós podemos te ajudar!

 

Artigo desenvolvido por Lara Pagliarini.