(48) 3721-6361
6 vantagens ao contratar uma empresa júnior
28/03/2018 - Novidades

Você sabia que a maior organização de jovens empreendedores do mundo está no Brasil? Há 30 anos, baseados no movimento nascido na França em 1967, surgia no Brasil a primeira Empresa Júnior, com o intuito de aplicar na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula, fomentar a cultura empreendedora e, principalmente, auxiliar no crescimento de pequenas e médias empresas através de projetos de qualidade por um preço abaixo do mercado.

Hoje já são mais 570 empresas juniores por todo o Brasil, trabalhando juntas e auxiliando umas às outras em seus desafios através do portal Brasil Júnior e das federações estaduais do Movimento Empresa Júnior (MEJ). Devido a essa união e ao auxílio dos professores e estrutura das universidades, os projetos realizados por empresas juniores apresentam a mesma ou maior qualidade que seus concorrentes.

 

Por que contratar uma empresa júnior? 

 

1- Conhecimentos frescos e atuais

Composta por estudantes, uma empresa júnior apresenta os fundamentos dos conteúdos ensinados na universidade frescos, mas sem o pensamento engessado que algumas empresas apresentam, por estarem em constante processo de aprendizado. Todo lucro obtido é convertido em capacitações para seus membros e melhorias na estrutura da empresa, o que os prepara para as mais diversas possibilidades dos serviços oferecidos. Outra vantagem é o fato das empresas juniores trabalharem em conjunto, podendo auxiliarem-se e compartilharem materiais, dicas e experiências através de todo o Brasil, agilizando e aumentando a qualidade dos projetos.

 

2- Tratamento diferenciado e exclusivo

Por serem empresas menores e sem tanta preocupação com algumas burocracias internas presentes em várias empresas de consultoria, as empresas juniores, muitas vezes, apresentam um maior contato com o cliente, seja antes, durante ou após a execução do projeto. Um acompanhamento mais próximo garante um melhor alinhamento com as expectativas e, portanto, resultados mais satisfatórios.

 

3- Qualidade garantida por especialistas

Embora sejam vendidos e executados por estudantes, todos os projetos passam obrigatoriamente pela supervisão e orientação de um professor, que garante que os resultados apresentados estejam com os melhores soluções. Além dessa orientação dos professores, as empresas juniores também contam com o auxílio de mestrandos e doutorandos, que trabalham ou trabalhavam na indústria e retornaram à universidade para uma especialização, repassando seus conhecimentos para os empresários juniores e garantindo um melhor direcionamento e profundidade aos projetos.

 

4- Laboratórios disponíveis para testes

Além do auxílio dos professores e estudantes de pós-graduação, as empresas juniores também possuem acesso a laboratórios da universidade para realização de testes. Embora não possam dar laudos técnicos sem um responsável, esses testes garantem ao cliente um resultado prévio experimental e a oportunidade de experimentar as modificações em seus produtos antes da conclusão do projeto, o que acarreta em uma maior satisfação.

 

5- Menor preço

Os principais objetivos de uma empresa júnior são capacitar seus membros e afetar o ecossistema através de projetos de qualidade que auxiliem novos empreendedores. Como o próprio projeto é visto como uma oportunidade de aprendizado, para uma empresa júnior a quantidade de projetos é mais importante que o lucro de cada projeto e, por isso, muitas vezes apresentam preços muito menores do que outras. Além disso, com preços menores, elas também podem afetar clientes que não teriam a condição de contratar uma consultoria, aumentando a qualidade dos produtos oferecidos a comunidade e, assim, impactando positivamente no ecossistema.

 

6- Parcerias para atender todas as necessidades

Graças ao MEJ, empresas juniores de ramos diferentes estão conectadas com o mesmo objetivo. Para isso, muitas parcerias surgiram, o que permitiu que os clientes dessas empresas pudessem realizar projetos muito mais complexos envolvendo as mais diversas áreas do conhecimento. Desta forma, o cliente poupa tempo e incomodação ao dispensar a necessidade de buscar cada empresa separadamente, o que poderia acarretar em resultados incompletos pela falta de comunicação entre os diferentes responsáveis pelos projetos.

Portanto, uma empresa júnior apresenta a mesma qualidade de outras empresas de consultoria, com as vantagens de que, ao se contratar uma, tem-se acesso tanto à infraestrutura e ao conhecimento dos professores da universidade quanto às informações ao auxílio das demais empresas juniores do Brasil, inclusive para projetos em conjunto. Para comprovar na prática as vantagens listadas previamente, entre em contato conosco e descubra como a CONAQ pode auxiliá-lo em seu negócio. Também conheça nossos parceiros EJEP e Ação Júnior.

 

Artigo produzido por Henrique Taffarel.