(48) 3721-6361
Ameaças na produção de pães
20/06/2018 - Novidades

Base da alimentação brasileira, o pão é um alimento de produção diária e, cada vez mais, encontramos variedades do produto no mercado, como pães doces, recheados e salgados. Alguns fatores como os ingredientes utilizados, o processo produtivo e a embalagem final podem alterar a qualidade do seu produto.

 

Vamos descobrir se algum desses fatores pode estar atrapalhando a sua fabricação de pães?

 

Ingredientes


A adição dos ingredientes deve ser feita cuidadosamente, o excesso ou a falta de algum elemento pode resultar em características indesejáveis, assim como o contato direto entre alguns componentes pode prejudicar a função desempenhada.

Ingredientes para pães

Produção

 

Para que a produção do seu pão ocorra sem contaminações e com alta produtividade, é importante a adequação correta do layout (disposição dos maquinários). Uma sequência lógica dos equipamentos, de acordo com as suas operações, facilita a transição de uma etapa para a outra de modo que aumente a produção pelo tempo do seu alimento. Além disso, a disposição ideal garante que a matéria prima não entre em contato direto com o produto acabado, uma vez que isso diminuirá a vida útil do produto final. Um exemplo seria o contato da farinha crua com o pão pronto, levando à formação de bolor mais rapidamente.



Embalagens

 

A embalagem é a última etapa da produção antes de levar o seu produto até as prateleiras do mercado, mas não é a menos importante, uma vez que a escolha do material pode manter ou alterar as características do seu alimento. Pães macios devem ser embalados por plástico, enquanto pães crocantes, o ideal são embalagens feita por papel.

 

Confira os tipos de embalagem adequados para alimentos clicando aqui.

 

Você se interessou por descobrir mais como alguns fatores podem ajudar a manter as características e aumentar a durabilidade do seu produto? Entre em contato com a CONAQ e nós auxiliaremos a sua produção!

 

Artigo desenvolvido por Letícia Marques