(48) 3721-6361
Boas Práticas de Fabricação: vantagens para os negócios
16/05/2018 - Novidades

O BPF (ou Boas Práticas de Fabricação) é um conjunto de medidas que todos os manipuladores de alimentos devem adotar, para garantir uma maior segurança alimentar ao consumidor. Esse, por sua vez, é descrito em forma de um manual, no qual todas as empresas ligadas ao ramo alimentício devem possuir, sujeito à multa pela ANVISA em caso de não cumprimento da  RDC nº 275 de 21/10/2002.

Quer descobrir como o BPF irá ajudar no seu negócio? A seguir citaremos alguns dos principais problemas que podem ser solucionados e evitados só pelo fato de aplicar o BPF de maneira adequada.

Por que ter um BPF?

Indispensável para manipulação, conservação e também servir como material de instrução para funcionários, o BPF é uma medida obrigatória para todos os estabelecimentos que manipulam alimentos, tem como objetivo principal  garantir a segurança alimentar do consumidor. De tal maneira, apresentamos sete vantagens de ter um manual de boas práticas de fabricação em sua empresa:

 

  1. Aumento de vida útil:  Etapas de um processo tomando as devidas medidas preventivas ajudam na elevação do shelf-life do seu produto.
  2. Qualidade do produto: Uma produção mais cuidadosa diminui os riscos de contaminação e aumenta a qualidade do produto final.
  3. Contaminação cruzada: Evita o contato da matéria-prima possivelmente contaminada com o produto em questão.
  4. Melhorar a saúde dos manipuladores: Diminui a ausência de funcionários enfermos, prezando pela higiene, e consequentemente aumentando a produtividade da sua empresa.
  5. Diminuir os desperdícios: Com essas medidas bem aplicadas diminuímos consideravelmente os desperdícios  de matéria-prima e aumentamos o rendimento do nosso processo.
  6. Otimização de  processos: Quando temos tudo bem documentado e explicado fica muito mais fácil ensinar um novo funcionário como funcionam os procedimentos, deixando o aprendizado muito mais dinâmico e conseguindo aprimorar os processos .
  7. Atender as leis vigentes:  Estar em dia com as leis vigentes no país de exercício é fundamental para ganhar relevância e notoriedade entre os consumidores, além de evitar multas indesejáveis por descuido.

 

Quer evitar problemas dentro da sua empresa e proporcionar maior conforto aos seus clientes?

Oferecemos soluções a você através de nossos serviços, sendo eles: Manual de Boas Práticas de Fabricação, Adequações Legislativas perante à ANVISA/MAPA, Mapeamento de Processos Industriais, entre vários outros que irão lhe poupar de futuros incômodos


Artigo desenvolvido por Gustavo Flores