(48) 3721-6361
Como diferenciar a rotulagem para alergênicos
27/02/2018 - Novidades

A alergia alimentar é um problema nutricional causado por uma reação imunológica anormal no organismo de pessoas suscetíveis após a ingestão de um alergênico, presente em certos alimentos. 

Os principais alergênicos alimentares são de natureza proteica, presentes em alimentos como: leite de vaca, ovos, cereais, oleaginosas e frutos do mar. Em julho de 2015 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma norma que determina que fabricantes de alimentos e bebidas devem declarar nos rótulos informações claras sobre a presença de alimentos que são comumente associados à alergias alimentares. 

Como fica a rotulagem dos alimentos?

Segundo a Resolução da Anvisa, os rótulos deverão informar a existência de 17 alimentos alergênicos: trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas); crustáceos; ovos; peixes; amendoim; soja; leite de todos os mamíferos; amêndoa; avelã; castanha de caju; castanha do Pará; macadâmia; nozes; pecã; pistache; pinoli; castanhas, além de látex natural.

Com isso, os derivados desses produtos devem trazer a informação: 

  • “Alérgicos: Contém (nomes dos alimentos alergênicos)”;
  • “Alérgicos: Contém derivados de (nomes dos alimentos alergênicos);
  • “Alérgicos: Contém (nomes dos alimentos alergênicos) e derivados”.

Ainda, nos casos em que não for possível garantir a ausência de contaminação cruzada de alimentos, causada pelo processamento em equipamentos que estiveram em contato com ingredientes alergênicos, por exemplo, o rótulo deve apresentar a seguinte declaração: 

  • “Alérgicos: Pode conter (nomes dos alimentos alergênicos).

De acordo com a resolução, estes avisos devem estar agrupados imediatamente após ou logo abaixo da lista de ingredientes e com caracteres legíveis, em caixa alta, negrito e cor contrastante com o fundo do rótulo, para que o consumidor entenda-os de forma clara.

Você trabalha com produtos e ingredientes alergênicos? A norma prevê que os produtos fabricados a partir do dia 3 de julho 2016 devem, obrigatoriamente, adequar-se às regras de rotulagem. A CONAQ oferece o serviço de rotulagem para auxiliar você e sua empresa cumprirem a essa e outras normas legislativas.