5 MUDANÇAS SIMPLES NA COZINHA PARA MELHORAR A SUA PRODUÇÃO

Você já se perguntou se a sua cozinha proporciona o maior lucro para o seu negócio? Se possui essa dúvida e não sabe onde pode melhorar, entenda como você pode impulsionar a sua produção, deix       

1- Organização espacial

Todo negócio deve ser eficaz, para tanto é necessário que você reavalie e entenda a linha de produção da sua cozinha. É fundamental obter um layout eficiente, o qual viabilize o melhor fluxo de pessoas e processos sem que a equipe se atrapalhe durante a execução de suas tarefas. Para isso, algumas dicas são:

  •  Seguir uma lógica de produção (planeje bem onde ficarão todos os móveis e equipamentos);
  •  Destine espaços para cada área de atuação dentro da cozinha e os conecte de forma eficaz (organize seus equipamentos e ingredientes conforme o que irá produzir);
  •  Deixe o ambiente organizado, com corredores espaçosos, para as pessoas se locomoverem na cozinha, sabendo que quanto menor o deslocamento entre as unidades, maior a produtividade.

2- Praticidade

Otimize a sua cozinha, procure sempre deixá-la prática, pois isso economiza tempo e dinheiro. Examine a utilidade de cada equipamento e utensílio, procurando o melhor uso e lugar para ele. Além disso, posicione estrategicamente tomadas e encanamentos, com isso economiza-se nas contas e facilita a rota de produção.

3- Segurança

Em cozinhas profissionais, deve-se ter muito cuidado, pois há manipulação de alimentos e isso afeta, diretamente, a saúde humana. Por isso, é necessário cuidar com o manejo dos alimentos e respeitar as informações de segurança dos equipamentos. Dessa maneira, sempre faça manutenções e revisões de garantia, além de escolher maquinários de qualidade e regularizados para evitar acidentes.

4- Higiene

Além de tomar cuidados com a segurança, a higiene também é essencial para o sucesso do estabelecimento, pois caso não esteja em dia com a Anvisa, podem ser aplicadas multas e o seu negócio pode, inclusive, ser fechado pela vigilância. Portanto, deve-se seguir à risca diversas normas sanitárias, as quais podem ser obtidas em um BPF (Manual de Boas Práticas de Fabricação) para assegurar a segurança alimentar do consumidor e aumentar a vida útil do seu produto. Clique aqui para saber mais sobre o BPF.

5- Motivação

Um funcionário que trabalha feliz, trabalha melhor. A vida pessoal do colaborador influencia muito no expediente dele, por isso é importante possuir um ambiente confortável no seu negócio. Reconhecer o fruto do trabalho de cada um e motivá-los a usarem suas habilidades beneficia o próprio funcionário e o seu empreendimento. Uma fruta no café da manhã ou até mesmo espaços de convivência podem ajudar no dia a dia da empresa e torná-la mais produtiva.

E agora, já sabe como melhorar a sua cozinha para impulsionar o seu negócio? A CONAQ oferece serviços precisos para isso, os quais lhe auxiliarão a se estabelecer no mercado e aumentar o seu rendimento. Entre em contato com a CONAQ para saber como podemos lhe ajudar!

Artigo produzido por Bruno Floriani.

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO