(48) 3721-6361 / (48) 99945-5002
Instagram
Como aumentar a vida útil de seu produto sem perder o sabor?
24/04/2020 - Novidades

Saiba outras formas de conservar seu produto sem utilizar conservantes!

 A validade de um produto alimentício é o principal empecilho para o empreendedor crescer o seu negócio. Quanto menor o tempo que o alimento consegue manter suas características, menores serão as suas oportunidades de expansão para mercados mais distantes, e por consequência menor é o seu impacto e o seu lucro.

Quando pensamos em aumentar a vida útil de um produto a primeira opção que vem na sua cabeça é: adicionar um conservante, certo? Realmente, conservantes são uma excelente forma de manter o produto com as suas características por mais tempo, porém, de modo geral, acabam alterando o sabor do seu produto

Além disso, apesar da existência de conservantes naturais, eles são taxados como “não saudáveis” o que pode prejudicar a visão da sua empresa dependendo do seu público alvo.

Pois então eu te digo: existem outras formas de conservar o seu produto sem nem se quer mexer na sua composição: viva a tecnologia!

A primeira medida a ser tomada para aumentar a validade do seu produto, é garantir a qualidade da produção do mesmo, o que pode ser feito através de um Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF). Com ele você padroniza a sua fabricação de forma que ela possua sempre as mesma características e também minimiza os riscos de contaminação, principal fator de redução da vida útil do alimento.

Outra mudança que pode ser feita é na embalagem do produto. Por ter a função de manter o alimento em um ambiente o mais adequado possível, acabam existindo diversos modelos e características que devem ser levadas em consideração ao escolher a embalagem perfeita: luz, ar, contaminação, temperatura, pressão, transporte… Tudo isso afeta o produto e por isso a embalagem precisa ser escolhida com cuidado.

Juntamente com uma embalagem adequada, mais uma forma de conservar alimentos é a utilização de atmosfera modificada. Essa técnica vem ganhando espaço no mercado e consiste na substituição do ar presente dentro da embalagem por uma mistura de gases específica para cada tipo de produto. Com isso é possível reduzir a carga microbiológica ativa, aumentando ainda mais a validade.

Essas foram algumas das formas de aumentar a vida útil sem sacrificar o sabor do seu produto. Para saber mais sobre Manual de Boas Práticas de Fabricação, clique aqui, e sobre como a embalagem afeta na vida útil do alimento, clique aqui.

Artigo desenvolvido por

Mariana Dal Farra

Assessora de Gestão Interna

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários