CONSERVANTES NATURAIS: COMO AJUDAM NA SUA PRODUÇÃO?

Saiba como as substâncias naturais podem proteger seu alimento e aumentar sua vida útil.

Os consumidores de hoje estão cada vez mais preocupados com o que consomem, criando uma demanda de mercado para produtos mais naturais ao invés de produtos químicos sintéticos que são mal vistos.

Por conta disso, as empresas buscam aumentar a vida útil de seus produtos através de processos como a pasteurização e tecnologias mais avançadas em suas embalagens. Porém, nem sempre são suficientes, como o caso em que a produção da matéria prima ocorre em um curto período de tempo.

Assim, o produto deve durar o máximo possível para ser renovado entre um longo intervalo, desta forma podendo estar disponível o ano inteiro. Para isso, aditivos mais naturais podem ser necessários para conciliar as tendências do mercado com a necessidade dos produtores.

O ponto fundamental na conservação é a eliminação e inibição da proliferação de microorganismos como fungos e bactérias, esses que por sua vez prejudicam a qualidade do alimento. 

Um exemplo muito utilizado de antimicrobiano é o cloreto de sódio, ou sal de cozinha, que retira a água do alimento tornando este um ambiente desfavorável para a proliferação desses seres. 

Além do sal outros aditivos como o eugenol presente no cravo, que inibe a atividade microbiana, podem ser utilizados para elevar a durabilidade do alimento.

A oxidação é um dos fatores que pode levar a perda das características do produto como cor e nutrientes. Então para reduzir esse efeito, um aditivo pode ser utilizado como o ácido ascórbico (vitamina C), que está presente em frutas como a laranja e o limão. 

Essa substância protege outros compostos que seriam oxidados através de sua própria oxidação, preservando as características do alimento e aumentado sua validade.

A utilização destes aditivos em conjunto com processos e métodos de empacotamento, garantem ao consumidor um produto mais seguro e de maior qualidade.

Além disso,  traz ao produtor uma maior competitividade no mercado, também abrindo espaço no nicho de produtos naturais que ganha cada vez mais espaço. Porém, cada produto tem suas características próprias e assim deve-se achar o processo e aditivos corretos para cada mercadoria.

E é nessa parte que a CONAQ  pode te ajudar os seus serviços, tendo entre eles aumento de vida útil e melhoria de produto! Entre em contato conosco para sabermos como podemos ajudar você e seu negócio a crescer.

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo Desenvolvido por

João Vicente Tommasi

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO