Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF)

O que é?
O Manual de Boas Práticas de Fabricação é um documento que todo serviço de alimentos deve possuir, visando garantir a qualidade sanitária e conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos. Ele é específico para cada produção, devendo ser constantemente atualizado, e descreve o trabalho executado no estabelecimento e a forma correta de fazê-lo, com informações que vão desde a estrutura física, obtenção de matéria prima, produção, armazenamento, higienização do ambiente e dos funcionários, até o controle de água e pragas, tudo descrito ao longo dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s).

O Manual de BPF é obrigatório para todas as empresas que realizam a manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, venda ou entrega de alimentos, segundo a Resolução da ANVISA, RDC n° 216, de setembro de 2004. Além disso, este manual tem o objetivo de garantir as condições de higiene e sanitárias do alimento preparado, assegurando sua qualidade.

Quais são os benefícios?
Além da adequação legislativa e segurança alimentar, o manual de boas práticas pode permitir o aumento da vida útil do seu produto uma vez que é possível identificar falhas no processo produtivo que interferem na sua qualidade. Ainda, este documento facilita o treinamento de novos funcionários por conter todos os processos descritos de forma detalhada, sendo, também, um arquivo seguro para esclarecer dúvidas rápidas. 

Como é realizado?
Na CONAQ, este serviço pode ser realizado das seguintes formas:

  • Elaboração do Manual de BPF

Indicado para as empresas que não possuem nenhuma manual de BPF, ou que querem atualizar o manual existente, e que possuem um local físico onde acontece a produção. A CONAQ irá realizar uma visita técnica ao local desejado para coletar as informações necessárias e, então, elaborar o Manual juntamente com seus Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s), contemplando as regras referentes à higiene pessoal e saúde dos colaboradores, condições das instalações e equipamentos, higiene do ambiente, manejo de resíduos, controle de pragas e operações de processamento (recebimento, armazenamento, manipulação, distribuição, etc).

  • Indicação do Manual de BPF

Recomendado às empresas que ainda não dispõem de um estabelecimento físico, mas pretendem possuir. Nesta indicação, entregamos um relatório onde consta como deve ser o local de produção ideal, assim, ao procurar ou construir um ambiente, você já saberá quais mudanças serão necessárias para a adequação, evitando problemas futuros e proporcionando desde o início a segurança alimentar.

  • Curso de Boas Práticas de Fabricação

Indicado aos responsáveis técnicos pelas atividades de manipulação de alimentos, mas também é sugerido para os demais colaboradores da cadeia produtiva. O curso é realizado na sua empresa e contempla os 4 tópicos exigidos pela resolução da Anvisa, sendo eles: contaminantes alimentares, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica dos alimentos e boas práticas.

Gostaria de ter um BPF no seu estabelecimento, mas não sabe como?
Entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Você pode se interessar