Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF)

O que é?
O Manual de Boas Práticas de Fabricação é um documento que todo serviço de alimentos deve possuir, visando garantir a qualidade sanitária e conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos. Ele é específico para cada produção, devendo ser constantemente atualizado, e descreve o trabalho executado no estabelecimento e a forma correta de fazê-lo, com informações que vão desde a estrutura física, obtenção de matéria prima, produção, armazenamento, higienização do ambiente e dos funcionários, até o controle de água e pragas, tudo descrito ao longo dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s).

O Manual de BPF é obrigatório para todas as empresas que realizam a manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, venda ou entrega de alimentos, segundo a Resolução da ANVISA, RDC n° 216, de setembro de 2004. Além disso, este manual tem o objetivo de garantir as condições de higiene e sanitárias do alimento preparado, assegurando sua qualidade.

Quais são os benefícios?
Além da adequação legislativa e segurança alimentar, o manual de boas práticas pode permitir o aumento da vida útil do seu produto uma vez que é possível identificar falhas no processo produtivo que interferem na sua qualidade. Ainda, este documento facilita o treinamento de novos funcionários por conter todos os processos descritos de forma detalhada, sendo, também, um arquivo seguro para esclarecer dúvidas rápidas. 

Como é realizado?
Na CONAQ, este serviço pode ser realizado das seguintes formas:

  • Elaboração do Manual de BPF

Indicado para as empresas que não possuem nenhuma manual de BPF, ou que querem atualizar o manual existente, e que possuem um local físico onde acontece a produção. A CONAQ irá realizar uma visita técnica ao local desejado para coletar as informações necessárias e, então, elaborar o Manual juntamente com seus Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s), contemplando as regras referentes à higiene pessoal e saúde dos colaboradores, condições das instalações e equipamentos, higiene do ambiente, manejo de resíduos, controle de pragas e operações de processamento (recebimento, armazenamento, manipulação, distribuição, etc).

  • Indicação do Manual de BPF

Recomendado às empresas que ainda não dispõem de um estabelecimento físico, mas pretendem possuir. Nesta indicação, entregamos um relatório onde consta como deve ser o local de produção ideal, assim, ao procurar ou construir um ambiente, você já saberá quais mudanças serão necessárias para a adequação, evitando problemas futuros e proporcionando desde o início a segurança alimentar.

  • Curso de Boas Práticas de Fabricação

Indicado aos responsáveis técnicos pelas atividades de manipulação de alimentos, mas também é sugerido para os demais colaboradores da cadeia produtiva. O curso é realizado na sua empresa e contempla os 4 tópicos exigidos pela resolução da Anvisa, sendo eles: contaminantes alimentares, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica dos alimentos e boas práticas.

Gostaria de ter um BPF no seu estabelecimento, mas não sabe como?
Entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Você pode se interessar

Open chat
Fale conosco!
Olá! Podemos te ajudar?