Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) – Área Química | CONAQ – Conaq

Plano de Gerenciamento de
Resíduos Sólidos (PGRS)

O que é?
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é o documento técnico que visa a caracterização e a quantidade de cada tipo dos resíduos sólidos gerados em uma empresa, indústria ou órgão público. Nesse documento, há a determinação das formas de manejo, descarte, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos que respeitem o meio ambiente. 
De acordo com a LEI Nº 12.305/2010, a elaboração do PGRS é obrigatória para indústrias em geral e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que geram resíduos perigosos e resíduos não perigosos os quais, por motivos de volume e composição, não possam ser comparados, pelo poder municipal, aos resíduos domiciliares. Com isso, ter o documento em mãos é de extrema importância para adequação legal do seu negócio, bem como para proteção do meio ambiente e para segurança da sociedade. 

Quais são os benefícios?
Alguns dos benefícios oriundos da elaboração de um PGRS são: redução do impacto dos resíduos na natureza, identificação dos resíduos e oportunidade de comercialização de alguns deles e adequação do estabelecimento de acordo com a legislação vigente.

Como é realizado?
O documento é feito a partir de estudos do local onde será aplicado o PGRS. Com isso, planos de ações serão definidos para que seja obtido o menor impacto na natureza e para conscientizar os membros que fazem parte daquele meio. Também pode ser realizado por meio de um curso de capacitação para o estabelecimento. Por fim, o documento é entregue em formato de relatório final com a assinatura de um de nossos professores orientadores.

Gostaria de ter um PGRS em seu estabelecimento, mas não sabe como?
Entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Você pode se interessar