Sistema de Captação de Água da Chuva – Área Química | CONAQ – Conaq

SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA

O que é?
O serviço de sistema de captação de água da chuva consiste num projeto teórico de implementação de um sistema composto de equipamentos necessários para captar a água da chuva numa construção. Ele pode visar o reuso da água captada como pode direcionar para um descarte consciente, como por exemplo para uma horta comunitária. 

Captar água da chuva e fazer sua reutilização é uma solução sustentável para suprir os gastos de água na sua empresa ou residência. Além disso, pode ter uma importância econômica, se considerarmos que no longo prazo há um retorno do investimento pelo reaproveitamento da água, diminuindo assim os gastos mensais realizados.

Quais são os benefícios?
Além do benefício sustentável e da visibilidade por parte da comunidade, outros resultados com a implementação desse serviço podem ser alcançados. Vivemos em um cenário de escassez de água em muitas cidades e a implementação de um sistema de captação fornece uma alternativa de abastecimento em tempos de crises hídricas. Além disso, proporciona um retorno financeiro a longo prazo devido ao reaproveitamento da água captada. Mesmo àqueles que não buscam a sua reutilização, ocorre também uma redução dos riscos causados por enchentes, devido à orientação correta do destino da água em áreas urbanas.

Como é realizado?
Tornamos essa implementação possível através de um projeto de sistema de captação de água da chuva em edifícios ou casas. Nesse sentido, nosso serviço busca entender a finalidade do sistema e realizar um projeto teórico, que é o primeiro passo para sua aplicação. O projeto é composto do dimensionamento dos equipamentos necessários, o layout do sistema, um estudo meteorológico da região e uma avaliação das normas técnicas referentes a esse projeto. Para além disso, de acordo com as suas necessidades, fazemos também uma busca por fornecedores de equipamentos e um cálculo de payback visando demonstrar o tempo de retorno do investimento feito pela implementação do sistema. Por fim, o projeto é entregue em um relatório final com a assinatura de um de nossos professores orientadores.

Gostou da ideia? Entre em contato conosco para saber mais!

Você pode se interessar