Tabela Nutricional – Área Alimentícia | CONAQ – Conaq

Tabela Nutricional

O que é?
A tabela nutricional é uma tabela de informações relativas às quantidades de energia, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio de determinada porção de produto e é encontrada na maioria das embalagens. Também podem ser apresentadas algumas vitaminas e minerais caso o fabricante deseje, mas estes não são obrigatórios.

Segundo a Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) RDC 360/03, a rotulagem nutricional é obrigatória para todos os alimentos produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente, assim como os alimentos prontos para os consumidores. Estão dispensados desta obrigatoriedade as bebidas alcoólicas, as especiarias, água, vinagre, sal, café, erva mate, chá e ervas, frutas, vegetais e carnes in natura.

Quais são os benefícios?
Além da adequação legislativa perante a Anvisa e a possibilidade de expansão no mercado, o produto terá mais informações disponíveis para seu comprador trazendo destaque a ele, uma vez que os consumidores estão cada vez mais interessados em entender quais nutrientes estão ingerindo e como isso afeta sua saúde.

Como é realizado?
A Tabela é elaborada por meio de um software que irá calcular todas as proporções necessárias com base na receita do produto adequando-o à legislação vigente do mesmo. O resultado é entregue em um relatório com a assinatura de um de nossos professores orientadores.

Gostaria de ter uma tabela nutricional para o seu produto, mas não sabe como?
Entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Você pode se interessar