Conheça os processos de produção e os benefícios desse tipo de açúcar que pode ser uma boa alternativa ao açúcar branco.
Para a maioria dos consumidores, é comum associar a produção de açúcar à cana. Isso porque a cana, de fato, é a principal matéria-prima do branco, que está presente em maiores quantidades no mercado. Mas você sabia que é possível produzir açúcar de outras maneiras, com outras matérias-primas?
Uma das escolhas mais viáveis como matéria-prima é a beterraba. O açúcar de beterraba possui algumas características diferentes e pode proporcionar também outros benefícios em relação ao branco. A seguir, explicamos como é produzido e quais os benefícios.
Quando comparado aos outros tipos de açúcares existentes, o açúcar de beterraba possui alguns benefícios específicos. Abaixo, está a lista desses benefícios:
O processo começa com a colheita das beterrabas, que são posteriormente lavadas, descascadas e cortadas em formato de fatias finas.
Em seguida, o conjunto de várias fatias é colocado em uma tina, ou em outro recipiente, preenchido com água quente. Este recipiente, então, permanece em repouso por um período de tempo determinado.
Esse processo é realizado para extrair o suco natural da beterraba, o qual é composto pelo açúcar e por outras substâncias.
Após essa etapa, o chá de beterraba produzido anteriormente passa por diversas técnicas de purificação e filtração que utilizam gás carbônico e cal (óxido de cálcio). Dessa maneira, retira-se todas as substâncias indesejadas e mantém-se na mistura somente água e açúcar.
Em seguida, o produto é levado para uma série de tubos em que parte da água presente é evaporada com o auxílio de vapor quente. Assim, forma-se uma espécie de xarope grosso.
Realiza-se, então, a cristalização do xarope obtido. Esse processo consiste no aquecimento da mistura até altas temperaturas, o que faz com que a água presente evapore e o restante das moléculas se aproximem e formem cristais. Esses são os cristais de açúcar.
Por fim, os cristais são levados para um centrífuga para retirar qualquer água que tenha restado no produto.
Em geral, não existem muitas diferenças consideráveis entre esses dois produtos, porém é possível, sim, elencar algumas.
Além disso, existem também diferenças em como cada um dos produtos funciona na culinária.
Com essas características, em muitos contextos, o açúcar de beterraba pode ser a opção ideal. Já em outros casos, pode ser um ótimo substituto para o açúcar de cana, já que o sabor dos dois produtos é muito semelhante.
Gostou de entender como funcionam os processos de produção do açúcar de beterraba?
E que tal otimizar os processos de produção da sua empresa e escolher os melhores componentes para o seu produto? Podemos te ajudar nisso!
A CONAQ oferece esses e diversos outros serviços. Entre em contato conosco!
Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal de Santa Catarina, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia química e engenharia de alimentos.
contato@conaq.com.br
(48) 98453-2219
Consultoria alimentar especializada no desenvolvimento de produtos. Reduza o desperdício e mantenha a qualidade do seu produto com nossos estudos e testes técnicos.
Conaq | Todos os direitos reservados