WhatsApp

(48) 98453-2219

5/5

COMO LUCRAR COM MEU PRODUTO ALIMENTÍCIO

Guilherme Bristot
Guilherme Bristot

Iniciar o próprio empreendimento e assumir o controle da sua carreira é uma aspiração que ganha cada vez mais destaque.

Com a mudança nos hábitos de consumo, onde a busca por opções alimentares mais saudáveis e naturais se destaca, o setor de alimentos se configura como uma oportunidade de investimento promissora.

Se você está aqui, imagino que tenha uma ideia, ou já tenha um produto alimentício, e quer alavancar ainda mais as suas vendas no mercado. Se este é o seu caso, acompanhe os tópicos a seguir para entender como você pode lucrar com seu produto:

 

Pesquisa no mercado de alimentos

A pesquisa de mercado é como se fosse uma bússola que vai guiar você na direção certa para vender o seu produto. Por mais incrível e inovador que o nosso produto seja, precisamos de uma confirmação externa, uma confirmação no mercado.

Lançar um produto sem ter uma pesquisa prévia da demanda do público é algo extremamente arriscado, pois você estará investindo dinheiro em algo que não tem certeza se vai funcionar. Por conta disso, se atente nesses pontos:

  1. Tenha certeza da oportunidade que você viu para lançar esse produto. Não se baseie em achismos, converse com outros empresários, estude, para saber se é realmente uma oportunidade ou algo passageiro;
  2. Faça uma pesquisa de tendência para entender como o seu produto vai se encaixar. Nos últimos anos, vimos uma forte crescente de produtos saudáveis, algo que você pode aproveitar para impulsionar suas vendas.
  3. Compreenda as demandas do consumidor. É um produto voltado para um público mais jovem ou mais velho? Esse público está realmente querendo consumir este produto? Em qual local você vai vender? São perguntas que você deve responder antes de dar o primeiro passo!
  4. Entendendo as demandas do público, você deve definir de quais maneiras o seu produto vai suprir essas demandas, e se encaixar com a tendência do mercado.

 

Desenvolvimento do produto alimentício

Sabendo quais as necessidades o seu produto precisa cumprir para entender a faixa de público que você entendeu ser a melhor, vamos colocar a mão na massa para desenvolver esse produto.

Primeiramente, eu te faço uma pergunta: Você já desenvolveu o seu produto, ou ainda precisa colocar as ideias iniciais em prática?

Se você já tem o seu produto pronto, tome cuidado com alguns pontos muito importantes:

  • Custo do produto final;
  • Embalagem ideal;
  • Onde será a produção do produto;
  • O seu produto possui o diferencial de mercado, que atende a demanda?
  • O seu produto tem um tempo de prateleira bom para venda?

 

Se você ainda não começou a produzir o seu produto, e tem apenas uma ideia, se atente a esses pontos para conseguir fazer boas vendas. Está com dificuldade em definir esses pontos?

É nessa etapa de desenvolvimento que a CONAQ entra. Nós trabalhamos justamente com o desenvolvimento de alimentos, entregando no final todos esses pontos comentados, para que seu produto fique pronto para a venda.

Se você está lendo esse material por que tem alguma ideia de produto em mente, realize a sua pesquisa de mercado, define bem o seu produto, e entre em contato conosco quando iniciar a etapa de desenvolvimento. É mais um passo em direção ao sucesso de vendas do seu produto!

 

Adequação do alimento com a legislação

Depois de tanto trabalho, e tanto tempo investido, você não quer perder as suas vendas por não ter um produto alinhado com a legislação, não é mesmo?

Por conta disso, se atente muito nesse ponto. Estude as legislações vigentes compartilhadas pela Anvisa para entender todas as necessidades de registro, certificação, rotulagem, vigilância sanitária e padrões de produção.

 

Identidade de marketing exclusiva do seu produto

Por fim, de nada vale um super produto, se não temos uma boa apresentação dele. É basicamente isso que marketing trata, como vamos apresentar nosso produto para aquele público definido na pesquisa de mercado!

Siga estas dicas para o marketing do seu produto:

  • Defina um nome que faça sentido, e seja chamativo para o produto!
  • Defina uma paleta de cores que se relaciona com o alimento (Ex: produtos naturais usarem verde, amarelo, laranja, etc.)
  • Trabalhe com o digital! Hoje, a maior fonte de troca de informação são as redes sociais. Use isso ao seu favor, crie um Instagram, um TikTok, página no Facebook, para conseguir apresentar o seu produto para o mundo!
  • Trabalhe com tráfego pago! Esta é uma forma de investir dinheiro para apresentar anúncios sobre o seu produto na internet. Hoje temos muitos profissionais no mercado que trabalham com isso, e podem alavancar a divulgação da sua empresa.

Com todos esses pontos, é só colocar a mão na massa, e bora vender!!

 

Lançar um produto alimentício no mercado não é a tarefa mais simples, mas é possível!

Em resumo, esses são os passos essenciais para quem planeja lançar um produto alimentício no mercado. Não há nada excessivamente complexo; perceba que é possível e só requer dedicação.

Estou confiante de que você alcançará um grande sucesso, pois reconheço sua vontade de aprender. Desejo boa sorte no lançamento deste, que é apenas o primeiro de muitos produtos significativos!

Conte com a Conaq para o seu sucesso, entre em contato para Desenvolver seu produto alimentício!

O que é CONAQ?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal de Santa Catarina, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia química e engenharia de alimentos.

Entre em contato

FICOU INTERESSADO?

Fale agora com um de nossos especialistas!

R. João Pio Duarte Silva, 241  Florianópolis - SC

Email

contato@conaq.com.br

WhatsApp

(48) 98453-2219

Conaq | Todos os direitos reservados

Open chat
Fale conosco!
Olá! Podemos te ajudar?