Alimentos artesanais são mais do que apenas alimentos naturais, são o resgate da origem artesanal no ato de cozinhar.
Estamos vivendo um movimento pelo retorno ao básico, ao simples, e na culinária não poderia ser diferente. Ao movimento dos pratos requintados e modernos se opõe um tendência que resgata a origem artesanal do ato de cozinhar e preparar os alimentos. Trabalhar com produtos artesanais é vender qualidade por meio da própria produção.
1 – O que é um alimento artesanal:
Alimentos artesanais são aqueles produzidos em escalas menores, com ingredientes naturais e que podem conter ou não receitas tradicionais de família. Eles são produzidos do zero, sem pré-misturas ou ingredientes químicos para melhorar a qualidade. Alguns exemplos de produtos artesanais são: queijos, conservas, compotas e bebidas como vinho e outros.
2 – Como os alimentos artesanais estão se desenvolvendo no mercado atual:
Os alimentos artesanais vem atraindo diversos curiosos de plantão e abrindo seu espaço no mercado em prateleiras de grandes empórios. Esse setor também impacta o consumidor final geralmente pelo sabor único que os produtos possuem e pelo trabalho de marca que é feito.
Trabalhar com produtos artesanais é vender qualidade através da própria produção, mostrar como é feito, mostrar as matérias primas de primeira linha que são utilizadas, ser bem transparente e ser criativo na hora do desenvolvimento de marca.
O mercado está em fase de crescimento e proporciona a entrada de novos produtores, mas a competitividade é alta, por isso ser criativo e fazer um bom trabalho de marca é uma alternativa de se diferenciar.
3 – Os alimentos artesanais são mais saudáveis :
Todo produto artesanal que for produzido dentro de padrões de qualidade são mais saudáveis, têm maior valor nutritivo agregado e nos traz a ideia de mudanças de hábitos alimentares, assunto o qual foca-se muito no ritmo disponíveis. Diante disso, todo alimento artesanal tem o tempo de prateleira menor, dura menos e está mais sujeito a alterações, pois não tem em sua composição elementos químicos para dar mais longevidade de consumo.
Por isso, fique atento aos produtos artesanais que você consome! Dependendo também de como e onde é realizado o processo de fabricação o alimento deixa de ser saudável e a qualidade pode não ser tão boa assim. Um exemplo visto no dia a dia são produtos alimentícios sendo produzidos em ambientes sujos e feito de forma incorreta em geral. Hoje em dia é necessário que o produto seja confiável.
Gostaria de auxílio qualificado para alavancar sua produção artesanal? Entre em contato conosco e saiba mais!
Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.
Artigo Desenvolvido por

Vice-Presidente