3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ALIMENTOS ARTESANAIS – Conaq

3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ALIMENTOS ARTESANAIS

Alimentos artesanais são mais do que apenas alimentos naturais, são o resgate da origem artesanal no ato de cozinhar.

Estamos vivendo um movimento pelo retorno ao básico, ao simples, e na culinária não poderia ser diferente. Ao movimento dos pratos requintados e modernos se opõe um tendência que resgata a origem artesanal do ato de cozinhar e preparar os alimentos. Trabalhar com produtos artesanais é vender qualidade por meio da própria produção.

1 O que é um alimento artesanal:  

Alimentos artesanais são aqueles produzidos em escalas menores, com ingredientes naturais e que podem conter ou não receitas tradicionais de família. Eles são produzidos do zero, sem pré-misturas ou ingredientes químicos para melhorar a qualidade. Alguns exemplos de produtos artesanais são: queijos, conservas, compotas e bebidas como vinho e outros.

 2 Como os alimentos artesanais estão se desenvolvendo no mercado atual:

Os alimentos artesanais vem atraindo diversos curiosos de plantão e abrindo seu espaço no mercado em prateleiras de grandes empórios. Esse setor também impacta o consumidor final geralmente pelo sabor único que os produtos possuem e pelo trabalho de marca que é feito.

Trabalhar com produtos artesanais é vender qualidade através da própria produção, mostrar como é feito, mostrar as matérias primas de primeira linha que são utilizadas, ser bem transparente e ser criativo na hora do desenvolvimento de marca.

O mercado está em fase de crescimento e proporciona a entrada de novos produtores, mas a competitividade é alta, por isso ser criativo e fazer um bom trabalho de marca é uma alternativa de se diferenciar.

3 Os alimentos artesanais são mais saudáveis :

Todo produto artesanal que for produzido dentro de padrões de qualidade são mais saudáveis, têm maior valor nutritivo agregado e nos traz a ideia de mudanças de hábitos alimentares, assunto o qual foca-se muito no ritmo disponíveis. Diante disso, todo alimento artesanal tem o tempo de prateleira menor, dura menos e está mais sujeito a alterações, pois não tem em sua composição elementos químicos para dar mais longevidade de consumo.

Por isso, fique atento aos produtos artesanais que você consome! Dependendo também de como e onde é realizado o processo de fabricação o alimento deixa de ser saudável e a qualidade pode não ser tão boa assim. Um exemplo visto no dia a dia são produtos alimentícios sendo produzidos em ambientes sujos e feito de forma incorreta em geral. Hoje em dia é necessário que o produto seja confiável.

Gostaria de auxílio qualificado para alavancar sua produção artesanal? Entre em contato conosco e saiba mais!

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo Desenvolvido por

Julia Quarezemin

Vice-Presidente

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO