3 DICAS PARA UM NOVO NEGÓCIO ALIMENTÍCIO

Quer abrir um negócio no setor de alimentos? Comece pelo básico e conheça o mercado em que pretende atuar!

O setor alimentício é uma área que vem crescendo, cada vez mais, no Brasil. Segundo a pesquisa realizada pela ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), a indústria brasileira nessa área, cresceu em faturamento 2,08% em 2018. Em 2019, a projeção é de uma expansão entre 6,5% a 8%. Ficou animado? Ao final dessa leitura, você já terá 3 passos encaminhados para abrir o seu negócio alimentício. 

  1. Definir em que você deseja investir

Para dar início em seu novo empreendimento, é importante decidir qual tipo de negócio você quer investir, isto é, um restaurante, uma padaria, um café ou lanchonete, uma doceria, entre outros segmentos. Para isso, saber sobre as tendências do mercado é crucial, mas não se deixe enganar pela “moda do momento”. Invista em algo que seja duradouro; observe a concorrência e procure por um diferencial no seu negócio.

  1. Saiba quem é seu público 

Bom, agora que você já sabe no que quer investir, é indispensável que você conheça seu público e suas necessidades. Entender o que as pessoas, consumidoras do seu produto, buscam, ajuda você a proporcionar a elas uma melhor experiência, isto é, o modo como são atendidas, como é servido e, até mesmo, como é o ambiente fazem diferença para o seu negócio. Dessa forma, você consegue garantir um público frequente e fiel, atraindo cada vez mais pessoas. Além disso, conhecer seu público contribui na escolha de produto e no preço que será agregado a ele. Se você pretende, por exemplo, investir em um setor mais saudável, que se preocupa com o meio ambiente e os animais, oferecendo opções vegetarianas e veganas no cardápio, seu negócio terá um maior valor agregado e, portanto, maior custo por menos opções. 

  1. Escolha o local certo

Para finalizar, a escolha do local é estratégica para o seu negócio. Imagina que seus consumidores sejam compostos por pessoas que buscam levar uma vida saudável, fazem exercícios diariamente e tenham uma dieta regrada. Abrir um estabelecimento de fast food ao lado de uma academia não parece ser o ideal, concorda? É por isso que se faz necessário conhecer seu público. Faça uma análise de mercado e entenda onde deve ser o local ideal para se instalar; observe se a região possui atrativos que permitam ter um fluxo do seu público consideravelmente bom, se possuem estabelecimentos do mesmo ramo e, se for o caso, procure diferenciar-se, de forma a não irá prejudicar o seu investimento. 

Agora é só colocar em prática! Defina o tipo de estabelecimento que deseja investir, conheça o público desse negócio e instale-se em um local estratégico. Ainda tem dúvidas sobre o assunto ou quer saber mais sobre o que você precisa atentar-se para abrir um novo negócio alimentício? Acesse nosso eBook sobre o assunto. Fique a vontade também para ler sobre os erros mais comuns nas empresa de alimentos e, dessa forma, evitá-los no seu empreendimento. A CONAQ oferece consultorias na área de alimentos, qualquer dúvida que ainda permaneça, entre em contato com a gente, ficaremos felizes em atender você!

Artigo produzido por Leticia Marques

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO

Open chat
Fale conosco!
Olá! Podemos te ajudar?