Saiba como e porque se atentar as normas da ANVISA, regularizando corretamente o processo de rotulagem de seus produtos.
Toda embalagem de alimentos necessita de um rótulo para transmitir informações essenciais para o seu consumo. A rotulagem de um produto alimentício é necessária para regularização e adequação do produto no mercado.
Além disso, é uma forma de comunicação com o consumidor devido ao fato de indica a composição do alimento que será ingerido por ele. Por isso, a rotulagem é uma ferramenta que traz diversos benefícios tanto ao consumidor quanto ao produtor.
Para o produtor, a rotulagem, se feita corretamente, pode ser utilizada para persuasão e alavancar as vendas do alimento, além de evitar multas, problemas com o consumo e regularizar o produto no mercado.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão regulador que estabelece quais informações devem constar nos rótulos, como por exemplo indicar lista de ingredientes, quantidade, prazos de validade e etc.
O órgão impõe suas normas de rotulagem padrão para maioria dos alimentos, porém existem algumas exceções que não são regulamentadas pela ANVISA, como por exemplo bebidas alcoólicas, especiarias, águas minerais naturais e outros.
É importante destacar também que existem algumas informações proibidas de estarem no rótulo. Portanto, é preciso estar ciente em qual categoria o produto está inserido para realizar a rotulagem de forma correta, satisfatória e segura para os consumidores.
Logo, para vender o produto no mercado é preciso estar adequado a essas normas impostas pelo órgão. Caso contrário, o produtor está suscetível a multas impostas pela ANVISA. Além disso, se houver alguma substância no alimento que não está explícito claramente no rótulo, pode acarretar em riscos graves à saúde do consumidor pois o cliente pode ter algum impedimento com determinada substância e acabar passando mal ao ingerir sem ser avisado no rótulo.
- Benefícios de uma rotulagem regularizada para o produtor
Atualmente os consumidores estão tornando-se mais críticos, observando e comparando produtos antes de comprá-los para saber qual trará maior benefício. É evidente então que a satisfação do cliente relaciona-se diretamente com a qualidade do que estão consumindo.
Um produto completo em informações e instruções em seu rótulo obtém vantagem sobre outro mais pobre em dados, ou seja, quanto melhor introduzida for a rotulagem, maior poder de persuasão o produto apresenta. Isso porque ajuda o consumidor preocupado com sua saúde a escolher qual produto comprar no mercado, garantindo-o a qualidade do que está comprando.
Sendo assim, fica claro que a rotulagem, além de ser obrigatória na maioria dos produtos, se realizada de forma correta pode ser uma ferramenta essencial para alavancar as vendas e impulsionar seu negócio. Além disso, expor todas as informações nutricionais sobre o produto que está vendendo é uma forma do produtor encantar seus clientes e despertar um sentimento de confiança, tornando mais fácil sua fidelização à marca.
Por isso, não deixe de regularizar seu produto no mercado, assim, evita multas impostas pela ANVISA e, ainda, torna seu produto mais competitivo no mercado.
Gostou e quer entender melhor como a regularização da rotulagem ajuda seu negócio?
Mais informações você encontra bem aqui.
Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.
Artigo Desenvolvido por
Diego Simão Gonçalves
Assessor de Gestão Interna