A IMPORTÂNCIA DA SUA ROTULAGEM ESTAR DE ACORDO COM A ANVISA

Saiba como e porque se atentar as normas da ANVISA, regularizando corretamente o processo de rotulagem de seus produtos.

Toda embalagem de alimentos necessita de um rótulo para transmitir informações  essenciais para o seu consumo. A rotulagem de um produto alimentício é necessária para regularização e adequação do produto no mercado. 

Além disso, é uma forma de comunicação com o consumidor devido ao fato de indica a composição do alimento que será ingerido por ele. Por isso, a rotulagem é uma ferramenta que traz diversos benefícios tanto ao consumidor quanto ao produtor. 

Para o produtor, a rotulagem, se feita corretamente, pode ser utilizada para persuasão e alavancar as vendas do alimento, além de evitar multas, problemas com o consumo e regularizar o produto no mercado.

ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão regulador que estabelece quais informações devem constar nos rótulos, como por exemplo indicar lista de ingredientes, quantidade, prazos de validade e etc. 

O órgão impõe suas normas de rotulagem padrão para maioria dos alimentos, porém existem algumas exceções que não são regulamentadas pela ANVISA, como por exemplo bebidas alcoólicas, especiarias, águas minerais naturais e outros. 

É importante destacar também que existem algumas informações proibidas de estarem no rótulo. Portanto, é preciso estar ciente em qual categoria o produto está inserido para realizar a rotulagem de forma correta, satisfatória e segura para os consumidores.         

Logo, para vender o produto no mercado é preciso estar adequado a essas normas impostas pelo órgão. Caso contrário, o produtor está suscetível a multas impostas pela ANVISA. Além disso, se houver alguma substância no alimento que não está explícito claramente no rótulo, pode acarretar em riscos graves à saúde do consumidor pois o cliente pode ter algum impedimento com determinada substância e acabar passando mal ao ingerir sem ser avisado no rótulo.   

  • Benefícios de uma rotulagem regularizada para o produtor

Atualmente os consumidores estão tornando-se mais críticosobservando e comparando produtos antes de comprá-los para saber qual trará maior benefício. É evidente então que a satisfação do cliente relaciona-se diretamente com a qualidade do que estão consumindo.         

Um produto completo em informações e instruções em seu rótulo obtém vantagem sobre outro mais pobre em dados, ou seja, quanto melhor introduzida for a rotulagem, maior poder de persuasão o produto apresenta. Isso porque ajuda o consumidor preocupado com sua saúde a escolher qual produto comprar no mercado, garantindo-o a qualidade do que está comprando. 

Sendo assim, fica claro que a rotulagem, além de ser obrigatória na maioria dos produtos, se realizada de forma correta pode ser uma ferramenta essencial para alavancar as vendas e impulsionar seu negócio. Além disso, expor todas as informações nutricionais sobre o produto que está vendendo é uma forma do produtor encantar seus clientes e despertar um sentimento de confiança, tornando mais fácil sua fidelização à marca. 

Por isso, não deixe de regularizar seu produto no mercado, assim, evita multas impostas pela ANVISA e, ainda, torna seu produto mais competitivo no mercado.

Gostou e quer entender melhor como a regularização da rotulagem ajuda seu negócio? 

Mais informações você encontra bem aqui

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo Desenvolvido por

Diego Simão Gonçalves
Assessor de Gestão Interna

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO