A TENDÊNCIA DOS PRODUTOS A GRANEL

A compra de produtos a granel tem sido muito utilizada e é uma ótima alternativa, além de ser sustentável e econômica ao mesmo tempo.

Com a ajuda da população, a capital de Santa Catarina pretende ser Floripa Lixo Zero até 2030. Isso significa que mais de 100 mil toneladas deixarão de ir para o aterro sanitário, anualmente, com a ajuda de cada cidadão. 

O Programa Lixo Zero colocou Florianópolis em papel de destaque como a primeira cidade do Brasil a aderir às práticas do Programa.

Nesse contexto, a tendência é que as pessoas procurem alternativas cada vez mais sustentáveis para o consumo do dia-a-dia. Aliando isso à procura por uma alimentação mais saudável, resgatamos o conceito dos produtos a granel, algo que só parece antigo, mas é super contemporâneo. 

Os alimentos a granel são percebidos como mais frescos e naturais e podem ser comprados na medida exata necessária e sem causar desperdícios. Isso porque você pode levar seus potinhos ou saquinhos de pano de casa, reutilizando sempre que precisar ir às compras. Assim, abolindo as sacolas plásticas e sendo uma ótima contribuição ao movimento Lixo Zero. 

É interessante destacar que as embalagens tradicionais, comuns em supermercados, muitas vezes limitam a capacidade do consumidor de ver o produto que está realmente comprando, enquanto que, a granel, os produtos devem ficar em recipientes transparentes.

Além da questão da sustentabilidade e da busca por uma comida de verdade, a tendência pode trazer outros benefícios. Uma delas é que a logística e o tempo gasto para comprar farinhas em um lugar, castanhas em outro e, ainda, frutas e suplementos em um terceiro lugar, podem ser resumidos a um local apenas. 

Sem contar que, assim, o consumidor tem uma percepção de economia, já que o custo é referente somente ao produto, sem cobranças pela embalagem e pelas publicidades, por isso os preços podem ser menores. Porém, atenção, quem tem alguma alergia alimentar como os celíacos, por exemplo, não podem comprar nesses estabelecimentos, para não ingerir nada com contaminação cruzada. Quer saber mais sobre tendências do mercado alimentício? Está pensando em começar seu próprio negócio nessa área? Ficou com alguma dúvida ou curiosidade? Venha conversar com a gente! A Conaq oferece uma série de serviços que podem te ajudar a tirar o seu sonho do papel ou, ainda, a alavancar o seu negócio. Em breve, mais um artigo sobre “Como manter a qualidade dos produtos a granel”, então fique de olho nas nossas redes sociais.

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo Desenvolvido por

Roberta Steil

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO