A TENDÊNCIA NO MERCADO SUSTENTÁVEL: EMBALAGEM BIODEGRADÁVEL

    Entenda porque as embalagens biodegradáveis ainda não dominaram o mercado.

Você está interessado em seguir as tendências do mercado e ao mesmo tempo inovar no seu produto? Veio ao lugar certo!

Com a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente em alta, as embalagens biodegradáveis ganham uma maior visibilidade no cenário mundial. Isso se deve ao fato de que as embalagens comuns são as principais responsáveis pela poluição e superlotação de lixões no mundo.

O que são embalagens biodegradáveis?

O principal diferencial da embalagem biodegradável em comparação aos outros tipos de embalagens é a rapidez em que ocorre a decomposição. Esse processo, que é feito por diversos micro-organismos(ex: bactérias e fungos), ocorre em um período de no máximo 90 dias, deixando para trás pedaços muito pequenos do material. 

Desse modo, as substâncias transformam- se em matéria orgânica, água e gás carbônico, sendo melhores absorvidas no meio ambiente, diminuindo o impacto ambiental. .

Cenário atual:

Frente a todas essas qualidades nos perguntamos o porquê das embalagens biodegradáveis ainda não dominarem o mercado, já que elas são tão boas para o meio ambiente. Apesar de todos os pontos positivos citados acima, existem alguns fatores que ainda impedem essa ascensão dos biodegradáveis no mercado atual:

Contratempos:

Geralmente necessitam de descarte adequado para que ocorra a decomposição

Alguns materiais têm custo elevado

Consciência ambiental ainda está em fase de desenvolvimento nas indústrias

Contudo, os efeitos benéficos das embalagens biodegradáveis têm tudo para sobrepor-se perante esses contratempos, como o fato delas serem recicláveis/biodegradáveis que ajuda na neutralização do impacto ambiental, possibilidade de compostagem. 

Além desses fatores essa embalagem tem benefícios à imagem da marca no mercado, devido ao crescente aumento da consciência ambiental a ideia de se preocupar com essa problemática já é um grande diferencial no mercado atual.

O Futuro das embalagens.

As embalagens biodegradáveis apesar de não serem uma solução completa para a sustentabilidade, devido à necessidade de uma cadeia de reciclagem adequada, chegam muito perto de neutralizarem os impactos ambientais, podendo gerar benefícios devido à compostagem e outras vantagens citadas acima.

 Em suma, a crescente demanda de consumidores de materiais que prejudiquem menos o ecossistema e que, ao mesmo tempo, tragam satisfação pessoal, faz com que a projeção do mercado dos biodegradáveis seja muito promissora. Do mesmo modo, as empresas que não se adequarem às exigências sustentáveis perderão espaço no mercado. 

Quer saber mais sobre o desenvolvimento das embalagens biodegradáveis ou se interessou pelo assunto? Entre em contato com a CONAQ para descobrir o seu tipo de embalagem ideal e estar sempre dentro das projeções do mercado!

Artigo produzido por Luan Gabriel Burin.

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO