AMEAÇAS NA PRODUÇÃO DE PÃES – Conaq

AMEAÇAS NA PRODUÇÃO DE PÃES

Base da alimentação brasileira, o pão é um alimento de produção diária e, cada vez mais, encontramos variedades do produto no mercado, como pães doces, recheados e salgados. Alguns fatores como os ingredientes utilizados, o processo produtivo e a embalagem final podem alterar a qualidade do seu produto. 

Vamos descobrir se algum desses fatores pode estar atrapalhando a sua fabricação de pães?

Ingredientes

A adição dos ingredientes deve ser feita cuidadosamente, o excesso ou a falta de algum elemento pode resultar em características indesejáveis, assim como o contato direto entre alguns componentes pode prejudicar a função desempenhada.

AlimentosPrincipais FunçõesAlterações

Açúcar (sacarose)
Proporcionar sabor e coloração caramelo da crosta;Fonte de carboidrato: serve de alimento para o fermento.Excesso: Escurecimento da casca antes do tempo de modo que ainda haja umidade e o pão murche;Falta: Reduz a produção de gás carbônico, responsável pelo volume, resultando em um mal desenvolvimento do pão, deixando-o pequeno.

Fermento (levedura)
Produção de gás carbônico a partir do açúcar dando volume à massa.Contato direto com açúcar: Mata as leveduras por fatores químicos que levam a perda d’água e consequente rompimento das células;Contato direto com sal: Inibe as atividades desempenhadas pelo fermento.

Sal
Permite a formação do glúten;Realça o sabor;Controla a fermentação.Excesso: Reduz o volume devido a sua influência sobre o processo de fermentação; escurece a casca;Falta: Casca do pão fica clara.

Produção 

Para que a produção do seu pão ocorra sem contaminações e com alta produtividade, é importante a adequação correta do layout (disposição dos maquinários). Uma sequência lógica dos equipamentos, de acordo com as suas operações, facilita a transição de uma etapa para a outra de modo que aumente a produção pelo tempo do seu alimento. Além disso, a disposição ideal garante que a matéria prima não entre em contato direto com o produto acabado, uma vez que isso diminuirá a vida útil do produto final. Um exemplo seria o contato da farinha crua com o pão pronto, levando à formação de bolor mais rapidamente.

Embalagens

A embalagem é a última etapa da produção antes de levar o seu produto até as prateleiras do mercado, mas não é a menos importante, uma vez que a escolha do material pode manter ou alterar as características do seu alimento. Pães macios devem ser embalados por plástico, enquanto pães crocantes, o ideal são embalagens feita por papel. Você pode entender melhor sobre os tipos de embalagem em um dos nosso conteúdos: (embalagem ideal – link).

Você se interessou por descobrir mais como alguns fatores podem ajudar a manter as características e aumentar a durabilidade do seu produto? Entre em contato com a CONAQ e nós auxiliaremos a sua produção!

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo Desenvolvido por

Letícia Marques

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO