COMO A ORGANIZAÇÃO DA MINHA INDÚSTRIA AFETA A PRODUÇÃO?

A produtividade no ambiente industrial é uma questão muito discutida já que reduzir o tempo despendido nos processos – e consequentemente os custos –  junto com o aumento da produção é essencial para um bom local de trabalho. Porém, ainda existe falta de programação no ambiente de trabalho que reflete imensamente nos resultados do seu negócio, por exemplo no Brasil somente 6 em cada 10 horas de trabalho são consideradas produtivas, segundo uma pesquisa da Microsoft. Portanto, é necessário relevar quais alterações fazer na indústria de forma a impactar positivamente em sua eficiência.

Primeiramente, o transporte de equipamentos e materiais é uma etapa relevante que pode ser facilmente otimizada. O objetivo é tentar diminuir o deslocamento e, como efeito, o tempo gasto nesta etapa a fim de aumentar a produtividade. O ideal é separar por funções, pensando nos processos que ocorrem e nos equipamentos necessários, além de deixar as máquinas com fácil acesso para o reposicionamento e retirada de itens.

Posteriormente, é importante pensar em um layout adequado para o seu negócio, com o propósito de favorecer o fluxo dos recursos, uma vez que um bom layout possibilita a adaptabilidade dos equipamentos a produtos diferentes, o que é utilizado principalmente em empreendimentos de produtos variados. Para isso, deve-se levar em conta a similaridade de processos que ocorrem na indústria.

Por fim, os fatores fundamentais, como segurança, orientação e conforto devem ser levados em conta para organizar sua indústria. Para tanto, é imprescindível a administração do espaço de trabalho, através de sinalizações para passagens e saídas, isolamento de procedimentos perigosos, indicação do uso de equipamentos e avisos quando se trata de substâncias tóxicas e corrosivas. O conforto dos funcionários também não pode ser deixado de lado, já que fatores como a temperatura, iluminação e ruídos podem atrapalhar a produtividade dos mesmos. 

Portanto, é preciso analisar quais dessas etapas são mais adequadas para seu tipo de indústria, pois, para obter os melhores resultados em questão de produtividade, é fundamental um bom fluxo de processos. Está interessado em um layout personalizado para sua indústria? Entre em contato conosco e descubra como a CONAQ pode te ajudar.

Artigo produzido por Ingrid Demarchi Fernandes.

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO