COMO COLOCAR O SEU BPF EM PRÁTICA? – Conaq

COMO COLOCAR O SEU BPF EM PRÁTICA?

Saiba como aplicar o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) no seu negócio.

O Manual de Boas Práticas de Fabricação, consiste em medidas tomadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação com objetivo de garantir a qualidade sanitária e a regularidade dos alimentos e procedimentos dentro da lei. Mas se você está lendo, provavelmente já sabe o conceito do BPF mas não sabe como aplicá-lo, e vamos tentar ajudar com um checklist.

Mas afinal, o que é esse checklist para BPF?

É uma lista em que abordará tudo que a legislação dispõe como legal com base nas resoluções da ANVISA.

  • Ambiente: fique atento se as instalações possuem condições adequadas e o tamanho ideal para todas as operações realizadas.
  • Higiene: atente-se a frequência de higienização do local (ambientes internos e externos), dos equipamentos em geral e a higienização diária dos manipuladores de alimentos, já que existe a forma adequada para a lavagem das mãos e dos uniformes.
  • Matérias-Primas: avalia-se se existe um procedimento padrão de chegada e estocagem do produto, e outro de saída dos alimentos e controle de validade e etiquetagem correta dos produtos. É válido pensar se a logística de transporte e acomodação interna não interfiram nas outras áreas do estabelecimento.
  • Processo de Fabricação: é avaliado o fluxo do processo produtivo, tanto de pessoas como de matéria-prima, as condições de cada cômodo desse local e a capacitação dos funcionários para cada função designada.
  • Produto final: quando o produto está pronto, considerar como é feita a verificação de qualidade e como é feito o acondicionamento do mesmo.

Agora você já pode colocar em prática o seu BPF. Esse checklist ajuda na identificação dos maiores problemas do empreendimento que com o manual de boas práticas seguidos corretamente, é possível saná-los. Boa Sorte!

Ficou com alguma dúvida em algum passo do nosso checklist para BPF? A gente pode te ajudar! Nós da CONAQ podemos te orientar na criação de um manual de boas práticas para facilitar a produção de seu negócio.

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo Desenvolvido por

Marcella Mazuco

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO