WhatsApp

(48) 98453-2219

5/5

COMO DETERMINAR PRAZO DE VALIDADE DE ALIMENTOS

Giovanna Moreschi
Giovanna Moreschi

O que é o prazo de validade?

O prazo de validade, também conhecido como data de vencimento, é a data limite até a qual um produto é considerado seguro para consumo. Em produtos alimentícios, a data de validade indica o intervalo que inicia no momento em que o produto é fabricado, e se estende até a data em que o alimento mantém suas propriedades nutricionais e sua segurança para consumo.

Qual é a importância do alimento conter o prazo de validade? 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), possui a RDC n° 259, de 20 de setembro de 2002, que estabelece que o prazo de validade é informação obrigatória na rotulagem de alimentos comercializados no Brasil.

Com o fácil acesso às informações nos dias de hoje, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Nesse cenário, é fundamental cumprir as regulamentações e adotar a transparência, critérios essenciais para preservar uma imagem positiva, garantindo a satisfação dos clientes, e assim conquistar a confiança do público.

Assim, garantir a segurança e a saúde do consumidor é essencial, o prazo de validade assegura ao consumidor a certeza de ingerir um produto seguro que atende aos padrões exigidos, além da comercialização de produtos de qualidade e sabor correto.

 

Seu produto não está durando quanto você gostaria?

Na CONAQ, realizamos o serviço de aumento de vida útil do seu produto e, consequentemente, estendemos o prazo de validade dele! Se interessou? 

Entre em contato com agente clicando na imagem abaixo!!

 

Como é definido esse prazo em alimentos?

O prazo de validade em alimentos é determinado por meio de testes e análises conduzidos pelos fabricantes durante o processo de desenvolvimento do produto. Esses testes levam em consideração diversos fatores, tal como composição, resistência a fatores ambientais, como temperatura e umidade, embalagem, condições de armazenamento e características microbiológicas.

O objetivo é estabelecer a data até a qual o alimento deve manter suas propriedades nutricionais, sabor, textura e segurança para consumo.

Desse modo, resumidamente, são realizadas análises em laboratórios, onde as características sensoriais, físicas e microbiológicas são examinadas.

O procedimento para definir esse prazo é realizado da seguinte forma:

o produto é exposto a diversas temperaturas, altas e baixas, até que uma das suas características saiam do padrão desejado. Assim, é possível estimar em quanto tempo essa degradação ocorreria em condições normais, tanto de um produto fechado, quanto de um produto aberto. Periodicamente, as amostras são coletadas e, então, são realizados os testes microbiológicos e sensoriais.

Teste microbiológico

O desenvolvimento microbiano ocorre quando os microrganismos chegam aos alimentos. Se as condições forem favoráveis, acabam se multiplicando e podem provocar desde infecções alimentares até intoxicações quando o alimento for consumido.

O objetivo desse teste é verificar se a quantidade de microrganismos presentes ao longo do tempo está dentro dos limites estabelecidos pela Anvisa.

 Ainda que o produto continue com aspecto idêntico ao original, o número de microrganismos é o que o torna impróprio para o consumo. Existem microrganismos que, mesmo em quantidades mínimas, são proibidos pela Anvisa devido às suas altas toxicidades. Estes limites são essenciais para a segurança alimentar e à saúde do consumidor.

Testes sensoriais

Estes testes garantem a integridade do produto, mesmo que seguros microbiologicamente. Ou seja, em alguns casos, o produto ainda mantém-se dentro dos limites permitidos de microrganismos, mas suas características sensoriais já não são similares ao padrão exigido. Essas características são importantes para o controle de qualidade do produto.

Essa avaliação se baseia em diferentes parâmetros sensoriais, analisando mudanças no alimento.

Fatores avaliados na Análise Sensorial
  • Sabor
  • Aroma
  • Textura
  • Aparência 
  • Cor

 

Pode consumir alimentos fora do prazo de validade?

Após a data de validade, o fabricante não garante mais a qualidade do produto, e consumi-lo pode representar riscos à saúde.

Alimentos vencidos podem estar sujeitos a alterações nas propriedades físicas, químicas e microbiológicas, podendo conter bactérias ou toxinas prejudiciais à saúde.

Consumir produtos fora da validade pode resultar em intoxicação alimentar, problemas gastrointestinais e outros riscos à saúde. Portanto, é aconselhável seguir as orientações de segurança alimentar e respeitar as datas de validade indicadas pelos fabricantes.

O que é CONAQ?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal de Santa Catarina, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia química e engenharia de alimentos.

Entre em contato

FICOU INTERESSADO?

Fale agora com um de nossos especialistas!

R. João Pio Duarte Silva, 241  Florianópolis - SC

Email

contato@conaq.com.br

WhatsApp

(48) 98453-2219

Conaq | Todos os direitos reservados

Adicione o texto do seu título aqui

Open chat
Fale conosco!
Olá! Podemos te ajudar?