“Mas por que reaproveitar os resíduos da minha empresa?”
No cotidiano empresarial, é comum nos depararmos com processos que geram diferentes resíduos. Esses são materiais que passam por uma transformação, e muitas pessoas consideram a maioria deles inutilizável.
No entanto, com um bom planejamento, investimento e processos adequados, pode-se recorrer a soluções inteligentes para esses resíduos. Dessa forma, é possível obter um retorno financeiro e também gerar benefícios ao meio ambiente.
Essa preocupação com o meio ambiente está começando a fazer parte da vida dos consumidores. Atentos às questões ambientais, grande parte do público prefere empresas com viés sustentável.
Quer conhecer quais tipos de resíduos existem, saber quais são as principais formas de reutilizá-los e ainda entender como é possível lucrar de forma sustentável? A Conaq explica tudo isso neste artigo!
Os resíduos são específicos de cada processo, dependem de sua estrutura e composição química. Existem quatro tipos de resíduos:
Resíduo de origem animal ou vegetal que sofre decomposição natural;
Resíduo que não possui origem biológica. Grande período de vida no meio ambiente;
Resíduo que possui transformação industrial viabilizada, tem valor agregado de mercado;
Resíduo que não pode ser reciclado, necessário descarte em aterro industrial ou sanitário.
Posteriormente, esses resíduos devem ser destinados adequadamente. Algumas possíveis utilizações desses são:
Incineração: a queima promove a eliminação de periculosidades, diminuição do tamanho e peso do resíduo. Amplamente utilizado em resíduos hospitalares e contaminados;
Desinfecção e esterilização: a desinfecção destroi agentes infecciosos ou patogênicos, e a esterilização elimina os microorganismos presentes, possibilitando o reuso do resíduo;
Reciclagem: consiste no reaproveitamento dos resíduos industriais, incorporando-os ao processamento inicial em substituição à uma quantidade de matéria-prima;
Reutilização: tem por objetivo aumentar a vida útil de um produto no mercado, evitando um descarte precoce do material que pode ser reinserido à produção;
Compostagem: é realizada a decomposição da matéria orgânica presente em restos de origem vegetal ou animal. O produto final da compostagem, composto, é utilizado como fertilizante ou corretivo de solo.
Esses são os principais métodos que podem ser utilizados para reaproveitar os resíduos da sua empresa. Vale ressaltar que é necessário atentar-se às regulamentações da ISO 14001, da PNRS, entre outras, que tratam da gestão ambiental para empresas.
Diversos são os benefícios provenientes de uma correta destinação final desses recursos. Ao reaproveitar os resíduos, o lixo se converte em opções lucrativas para resolver a geração excessiva de lixo.
Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios de reaproveitar resíduos:
Reaproveitar resíduos é tão importante para o meio ambiente quanto para o desenvolvimento das empresas, que podem gerar mais receita com essa prática e agregar valor às suas marcas.
Caso queira saber mais sobre o assunto e implementar o reaproveitamento de resíduos no seu negócio, entre em contato com a CONAQ. Estamos à disposição para iniciar esse projeto com você!
Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal de Santa Catarina, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia química e engenharia de alimentos.
contato@conaq.com.br
(48) 98453-2219
Consultoria alimentar especializada no desenvolvimento de produtos. Reduza o desperdício e mantenha a qualidade do seu produto com nossos estudos e testes técnicos.
Conaq | Todos os direitos reservados