COMO MANTER A QUALIDADE DOS PRODUTOS A GRANEL – Conaq

COMO MANTER A QUALIDADE DOS PRODUTOS A GRANEL

Com essa grande tendência de venda de produtos a granel, é importante se atentar sobre a procedência desses alimentos

Tratando-se das vantagens dos produtos a granel, sabemos que sustentabilidade e economia são feitos positivos. Mas há, ainda, quem opte por tais produtos como uma forma de garantir itens frescos e sem conservantes.

Com a tendência de crescimento desse tipo de negócio, é importante definirmos critérios de qualidade para escolhermos o local de compra. Por isso, separamos algumas dicas para te auxiliar na hora de selecionar a melhor opção.

  1. Higiene do local

Em primeiro lugar, uma das formas mais simples de se avaliar qualquer estabelecimento é observar a limpeza do chão, das prateleiras e dos banheiros, além do estado dos recipientes onde se encontram os produtos. 

Esses potes – normalmente de acrílico – onde os produtos são acondicionados, devem ser transparentes e bem higienizados, sendo que seu manuseio deve ser realizado por funcionários que utilizem touca, luvas e um uniforme em bom estado.

  1. Estoque

Nas lojas, o cliente escolhe sem ter contato com os produtos e, mesmo assim, podemos nos atentar ao tamanho dos estoques e ao modo como é feita a reposição, que nos dizem muito sobre a qualidade e conservação dos produtos a granel. 

Grandes estoques podem significar ganho no preço para os donos do local, que ficam totalmente dependentes da demanda, sem que haja uma preocupação em dispor de alimentos sempre frescos para a freguesia. 

É interessante perceber que muitos empórios possuem dispensers, onde o sistema FIFO – first in, first out – garante que os alimentos que estão armazenados há mais tempo sejam despachados primeiro para os consumidores, ou seja, a reposição é feita por cima, enquanto que o alimento sai por baixo.

Imagem ilustrativa para demonstrar como é o dispenser

  1. Conservação

Quando falamos de produtos naturais, como gergelim, chia, linhaça e outros, disponíveis no mercado, temos alimentos ricos em nutrientes e que podem proporcionar diversos benefícios ao organismo quando consumidos diariamente. 

Porém, sua má conservação nos locais de venda pode ocasionar a perda da integridade e aumentar os riscos biológicos e químicos, como proliferação de bactérias, vírus e toxinas. Dessa forma, deixando o consumidor descrente dos benefícios. 

Produtos com mais de 10% de água em sua composição, como frutas secas, passas, ameixas, figos e tâmaras devem ser armazenados em frascos de vidro

Também devemos levar em consideração a época do ano, pois, quando submetidos a temperaturas contínuas acima de 24ºC, as farinhas, os cereais, o arroz integral e os produtos orgânicos – produtos sem nenhum conservante químico ou uso de pesticidas ou de radiação – devem ser mantidos em local fresco e seco

Mesmo com todos esses cuidados, pode acontecer de aparecerem alguns “bichinhos” alguns dias após a compra. Isto é frequente no verão e não quer dizer que o que você comprou está impróprio para consumo, mas sim que algum inseto pode ter colocado um ovo durante o período de crescimento da planta e o mesmo só eclodir meses ou até anos depois em função do aumento da temperatura.

  1. Validade 

Como citado acima, produtos orgânicos não devem ser submetidos ao processo de irradiação, muito empregado pelas indústrias alimentícias para aumentar a validade de produtos não perecíveis. 

Para adeptos da alimentação saudável, é importante que esteja clara a informação, seguindo-se as normas da ANVISA, assim como a data de validade deve ser explícita em todos os alimentos vendidos pela loja de produtos naturais. 

Quer saber mais sobre padronização de produtos alimentícios ou sobre aumento de vida útil? Está pensando em começar seu próprio negócio nessa área e ficou em dúvida sobre a legislação? Venha conversar com a gente! A Conaq oferece uma série de serviços que podem te ajudar.

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo Desenvolvido por

Roberta Steil

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO