COMO PRODUZIR ALIMENTOS ENERGÉTICOS?

Entenda o que são alimento energéticos, qual sua composição e como produzi-los.

A vida cotidiana está mais acelerada e alimentos que dão mais energia estão conquistando sua importância nesse cenário. 

Quando pensamos em opções energéticas mais acessíveis no mercado logo pensamos em energy drinks, os quais tem a premissa de entregarem mais disposição durante seu efeito. Mas o que fazem deles tão bons em dar energia ao consumidor? E como explorar as características deles em outros produtos? 

Muitas  comidas cotidianas tem alto valor energético por terem muito açúcar na sua composição como por exemplo: bolos, chocolates, sorvetes, biscoitos recheados, entre outros. Já no caso dos energy drinks, além dos açúcares (glucose e sacarose), há a presença de ingredientes como taurina e cafeína, as quais potencializam o efeito de energia no corpo.

Portanto, um alimento energético não necessariamente precisa ter os componentes de um energy drink, mas ter uma quantidade de calorias elevada por meio de gorduras e carboidratos presentes nele. 

Essas características, entretanto, não são bem vistas aos olhos do consumidor. A razão lógica disso é a fácil identificação das calorias pela tabela nutricional contida na rotulagem e as dietas low carb que restringem o consumo de carboidratos.

O mais recomendável, em questões de aceitabilidade, seria produzir um alimento exclusivamente com a finalidade de dar energia, pois além de darem transparência na questão de carboidratos e calorias atendem uma parcela de consumidores que consomem tais produtos. Podemos listar alguns exemplos que há no mercado como:

  • Pré-treinos: Usado amplamente em praticantes de atividades de intensidade (musculação, natação,atletismo etc), tem em sua base a taurina e cafeína, geralmente encontrados em pó, mas também tendo suas versões em gel.
  • Pó de Guaraná: Uma opção natural para melhorar o desempenho energético. Já contém cafeína em si e é encontrado em lojas de produtos naturais.
  • Maca Peruana: é uma erva, nativa do Peru, procurada principalmente por aumentar a efetividade da atividade a ser realizada dando mais disposição.
  • Gel de Carboidratos: Como o nome já propõe é um gel composto principalmente por frutose, maltodextrina, glicose as quais são carboidratos que auxiliam na performance energética do indivíduo. Sua principal característica é que é prático sendo em sachê, que é encontrado em doses únicas. 

Pode-se concluir que alimentos que tem uma alta carga energética nem sempre são incorporadas facilmente no mercado. Porém há produtos que possuem o intuito de entregar um desempenho melhor nas atividades por parte do indivíduo, através de diversos agentes que contribuem para esse efeito. E são esses produtos que vale a pena ficar de olho, visto que podem te impulsionar numa visão empreendedora com o crescimento do mercado atual.

Quer saber como e por que desenvolver um novo produto? Podemos te ajudar! 


Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo Desenvolvido por

Jose Augusto Florentino Dela Vedova

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO