Entenda o que são alimento energéticos, qual sua composição e como produzi-los.
A vida cotidiana está mais acelerada e alimentos que dão mais energia estão conquistando sua importância nesse cenário.
Quando pensamos em opções energéticas mais acessíveis no mercado logo pensamos em energy drinks, os quais tem a premissa de entregarem mais disposição durante seu efeito. Mas o que fazem deles tão bons em dar energia ao consumidor? E como explorar as características deles em outros produtos?
Muitas comidas cotidianas tem alto valor energético por terem muito açúcar na sua composição como por exemplo: bolos, chocolates, sorvetes, biscoitos recheados, entre outros. Já no caso dos energy drinks, além dos açúcares (glucose e sacarose), há a presença de ingredientes como taurina e cafeína, as quais potencializam o efeito de energia no corpo.
Portanto, um alimento energético não necessariamente precisa ter os componentes de um energy drink, mas ter uma quantidade de calorias elevada por meio de gorduras e carboidratos presentes nele.
Essas características, entretanto, não são bem vistas aos olhos do consumidor. A razão lógica disso é a fácil identificação das calorias pela tabela nutricional contida na rotulagem e as dietas low carb que restringem o consumo de carboidratos.
O mais recomendável, em questões de aceitabilidade, seria produzir um alimento exclusivamente com a finalidade de dar energia, pois além de darem transparência na questão de carboidratos e calorias atendem uma parcela de consumidores que consomem tais produtos. Podemos listar alguns exemplos que há no mercado como:
- Pré-treinos: Usado amplamente em praticantes de atividades de intensidade (musculação, natação,atletismo etc), tem em sua base a taurina e cafeína, geralmente encontrados em pó, mas também tendo suas versões em gel.
- Pó de Guaraná: Uma opção natural para melhorar o desempenho energético. Já contém cafeína em si e é encontrado em lojas de produtos naturais.
- Maca Peruana: é uma erva, nativa do Peru, procurada principalmente por aumentar a efetividade da atividade a ser realizada dando mais disposição.
- Gel de Carboidratos: Como o nome já propõe é um gel composto principalmente por frutose, maltodextrina, glicose as quais são carboidratos que auxiliam na performance energética do indivíduo. Sua principal característica é que é prático sendo em sachê, que é encontrado em doses únicas.
Pode-se concluir que alimentos que tem uma alta carga energética nem sempre são incorporadas facilmente no mercado. Porém há produtos que possuem o intuito de entregar um desempenho melhor nas atividades por parte do indivíduo, através de diversos agentes que contribuem para esse efeito. E são esses produtos que vale a pena ficar de olho, visto que podem te impulsionar numa visão empreendedora com o crescimento do mercado atual.
Quer saber como e por que desenvolver um novo produto? Podemos te ajudar!
Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.
Artigo Desenvolvido por