COMO TORNAR SUA INDÚSTRIA QUÍMICA UM EXEMPLO DE SEGURANÇA

Entenda a importância da Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos para tornar sua indústria um exemplo em segurança.

Se você quer saber quais cuidados deve ter ao iniciar sua indústria química ou se já possui um negócio consolidado e deseja maior segurança para seus colaboradores e para o seu produto, tornando sua indústria química um exemplo em segurança, confira esse artigo que mostra a importância da Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos.

Os produtos e derivados químicos estão cada vez mais presentes nas indústrias e no cotidiano dos brasileiros, desde conservar alimentos até gerar energia de maneira sustentável. Embora os mesmos sejam essenciais para a vida humana, trazendo melhora na qualidade de vida, eles, por outro lado, também lideram o ranking de acidentes industriais. 

Nas últimas décadas, de acordo com a Revista da Saúde Pública, em torno de 40% a 50% dos acidentes – explosões, incêndios e emissões indevidas – ocorreram por falta de cuidados básicos no manuseio, armazenamento e transporte desses produtos. 

Com o intuito de evitar tais acidentes, foi elaborada a Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), documento importantíssimo que nós iremos te ajudar a entender e aplicar no seu negócio!

Inicialmente, o que consta na FISPQ

  • Identificação do Produto: dados sobre a substância química, modo correto de uso, bem como identificação da empresa.
  • Medidas de segurança: como aplicar os primeiros socorros, combate a incêndios, como  realizar o controle de vazamento e derramamento, entre outras.
  • Informações ecotoxicológicas: cuidados  e estudos sobre os produtos, com base no impacto que podem gerar ao meio ambiente.
  • Manuseio e armazenamento: para cada produto é necessário estar claro qual a forma correta de armazenar e transportar com segurança.

Além disso, outras sessões constam como obrigatórias pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ao elaborar a FISPQ, por exemplo: identificação de perigos; composição e informações sobre ingredientes; controle de exposição e proteção individual; estabilidade e reatividade.

Posto isso, com o intuito de evitar erros e prejuízos ao seu negócio, a contratação de uma empresa experiente e especializada para adequar a sua realidade à legislação é imprescindível!Conte com a CONAQ para proteger o seu negócio, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços e soluções!

Artigo desenvolvido por Emilly Silva

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO