CUIDADOS NECESSÁRIOS NA PREPARAÇÃO DE HAMBÚRGUERES

Saiba quais cuidados essenciais você deve ter na hora de preparar um hambúrguer

Os hambúrgueres se popularizam cada vez mais no mercado alimentício hoje em dia, seja fast foods, food trucks ou hamburguerias gourmet, todas têm em comum o hambúrguer como produto principal.

 Embora seja um produto muito popular e interessante no mercado, requere-se diversos cuidados a serem tomados e diversos problemas podem emergir na preparação dos hambúrgueres. De forma que ao não tomar os devidos cuidados levam a riscos tanto na qualidade e sabor do produto final como na saúde do consumidor ao ingerir o hambúrguer.

Sendo assim, por se tratar de um produto com ingredientes com muita chance de contaminação diversos fatores devem ser levados em conta durante a produção do  hambúrguer para não causar problemas maiores, como por exemplo validade dos ingredientes, temperatura, intensidade de luz e ph

Outro ponto importante é analisar a qualidade, integridade e a conservação da  carne e dos outros ingredientes anteriormente ao início da produção, caso contrário, toda a produção a partir daquela carne está completamente comprometida e os riscos a saúde dos consumidores estará em risco. 

Posteriormente, o local de produção deve estar de acordo com as normas do órgão regulador vigente, por exemplo a ANVISA. Dessa forma, garante-se que a produção do hambúrguer possa ser iniciada de forma correta para adquirir o resultado desejado no produto final.

Desse modo, durante a produção ainda é necessário atenção com diversos fatores já citados acima. Nesse sentido, o controle de temperatura no cozimento e estoque da carne do hambúrguer é um fator necessário para a qualidade do produto final. 

Por exemplo, o interior da carne durante o cozimento deve chegar a temperatura de 155oC para garantir que nenhuma bactéria permaneça na carne e seja ingerida pelo consumidor. 

Além da temperatura, o controle do ph da carne também é essencial para evitar o  desenvolvimento microbiológico que deteriora o produto, causando mudança de odor, sabor e textura, o ph ideal encontra-se entre 4,5 e 8. 

Então, embora a produção de hambúrgueres seja algo rápido e prático, diversos cuidados são necessários para garantir que não haja riscos para o consumidor ao ingerir o hambúrguer. 

Assim, seguindo os cuidados com esses fatores e as normas de produção dos órgãos reguladores evitam-se riscos de contaminação e garante a qualidade e que o produto final seja o desejado pelo consumidor.

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo Desenvolvido por

Diego Simão Gonçalves

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO