ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO DIMENSIONAMENTO DE EQUIPAMENTOS

Você sabe a importância de um dimensionamento de equipamentos no seu processo produtivo? 

É de interesse de qualquer empresário(a) expandir o seu negócio. Para tal, ele precisa se basear em três fatores: produzir em larga escala, com qualidade e em menos tempo. Logo, uma das medidas a tomar para zelar por um efetivo processo é garantir que os equipamentos da produção sejam dimensionados de forma correta. 

Dessa forma, um equívoco pode acarretar em um super ou subestimado do maquinário, o que corrobora com a diminuição da produtividade e elevação do custo do processo. Um equipamento superdimensionado pode trazer um gasto energético maior do que o necessário, já um subestimado, pode acarretar acidentes no trabalho. 

Todo processo industrial é dividido em etapas, as quais são denominadas de operações unitárias e que juntas formam o processo unitário. Por exemplo: o processamento do leite consta com as seguintes etapas básicas, homogeneização, pasteurização, resfriamento e empacotamento. 

Cada etapa é necessário o cálculo e dimensionamento do equipamento fundamental para a operação, o qual deve levar em consideração, por exemplo, o fluxo da produção, a vazão, temperatura, pressão, entre outros fatores. Além disso, o dimensionamento considera qual é o material adequado para o maquinário desta etapa. 

Portanto, ter os equipamentos dimensionados de forma correta é a base para a compra do maquinário necessário, pois determina o fluxo do processo e até pode influenciar no design da planta. 

Por isso que a nossa empresa CONAQ (Empresa Júnior de Engenharia Química e de Alimentos) assessora nossos clientes nesse processo de otimização ou implementação da produção, visando a segurança do trabalho, ao proveito máximo dos recursos e do rendimento da máquina, então entre em contato conosco e garanta uma produção efetiva e eficiente.

Se interessou pelos nossos serviços? Entre em contato conosco. 

Artigo produzido por Camila Funato.

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO