Glicerina, vitaminas, silicone e EDTA, você sabe qual é a função dos principais ingredientes nos cosméticos? Neste artigo você vai finalmente entender a composição desses produtos tão presentes no nosso dia-a-dia.
Sabemos que a cada dia que passa mais produtos chegam ao mercado e contribuem para o crescimento notável da indústria cosmética, são tantas opções que muitas vezes não sabemos qual escolher em meio a tantos rótulos coloridos e criativos.
Mas você conhece a composição cosmética dos produtos que utiliza? Nosso objetivo é te explicar a base das formulações cosméticas e apontar as funções de alguns queridinhos das formulações. Para facilitar a compreensão vamos classificar a composição dos cosméticos em 3 categorias: veículos e excipientes, adjuvantes e ativos:
São substâncias inertes que auxiliam na preparação dos cosméticos, responsáveis por dar estabilidade ao produto, completando massa ou volume. Além disso, carrega os princípios ativos para o local de sua ação na pele sem alterar a função do ativo e apresentando boa compatibilidade com a pele.
A maior porcentagem da composição dos cosméticos é dada pelos veículos (líquidos) e excipientes (sólidos ou semi-sólidos), juntamente com os adjuvantes. Esta mistura de substâncias confere textura, cor, consistência, aroma entre outras características ao produto.
Ingredientes que diminuem a tensão interfacial entre duas fases imiscíveis. É usado em emulsões para três propósitos: diminuir a energia necessária para a emulsificação, adsorver rapidamente na interface de gotículas recentemente formadas e gerar uma barreira, seja eletrostática, estérica ou ambas, para estabilidade da emulsão a longo prazo. Além disso, pode ser utilizado como ingrediente ativo em produtos de limpeza como sabonetes, xampus e condicionadores de superfície. Eles podem ser classificados de acordo com sua natureza elétrica, como não iônicos, iônico-aniônicos ou iônico-catiônicos.
Esta é uma substância que pode modificar significativamente a reologia de um fluido. Espessantes são adicionados à formulação para três principais finalidades: aumentar a viscosidade, promover uma determinada reologia comportamento (pseudoplástico, tixotrópico, entre outros), e melhorar a estabilidade da emulsão.
As substâncias emolientes têm o objetivo de suavizar a pele, deixando-a macia e mais flexível. Ajudam a preencher as fendas na camada córnea da pele, aumentando a retenção de água e ajudando a criar uma barreira de proteção. Manteigas de karité e murumuru, ceramidas e óleos são ativos emolientes.
Podem realizar ação modificadora ou ação corretiva. As substâncias com ação modificadora não são consideradas ativos, mas alteram as características da base cosmética. Estes, se enquadram nesta categoria: umectantes, ceras e silicones, tensoativos, espessantes entre outros. Enquanto os de ação corretiva objetivam melhorar a aceitação do produto ao consumidor, corrigindo a cor e aroma através de corantes e fragrâncias e assegurando a vida útil através dos conservantes.
São responsáveis pela ação específica da aplicação do cosmético e normalmente são as substâncias destacadas nos rótulos contribuindo para o marketing do produto.
O tipo de princípio ativo assim como a sua ação na formulação cosmética está extremamente relacionado a sua estrutura química. Embora estas substâncias possam ser de origem animal, vegetal ou mineral a demanda por princípios ativos de origem vegetal com opções veganas tem aumentado – embora no mercado atual ainda seja muito comum princípios modificados quimicamente conhecidos como seminaturais.
Agora que compreendemos a base das formulações cosméticas, vamos entender algumas funções das principais substâncias presentes nos rótulos cosméticos:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) apresenta em seu portal uma página com as nomenclaturas internacionais dos ingredientes cosméticos- INCI (do inglês International nomenclature of cosmetic ingredients) e as funções de cada um. Para ter acesso a este documento basta clicar aqui.
Quer saber mais sobre formulações cosméticas e até mesmo desenvolver o seu próprio produto? Entre em contato com a gente, oferecemos a solução de desenvolvimento de produto químico, podemos desenvolver o seu cosmético ideal de sucesso para o mercado!
Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal de Santa Catarina, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia química e engenharia de alimentos.
contato@conaq.com.br
(48) 98453-2219
Consultoria alimentar especializada no desenvolvimento de produtos. Reduza o desperdício e mantenha a qualidade do seu produto com nossos estudos e testes técnicos.
Conaq | Todos os direitos reservados