INGREDIENTES: COMO FAZER A MELHOR ESCOLHA?

Lançar um novo produto exige muitas decisões, e a escolha dos ingredientes é uma das principais. Por isso a gente te mostra abaixo, as melhores dicas para não errar no seu negócio.

Com um mercado consumidor cada vez mais consciente e exigente, ter uma boa lista de ingredientes é essencial para aumentar o valor agregado do produto, proporcionar mais saúde aos consumidores e criar uma vantagem competitiva no mercado.

Nesse texto você encontrará os 3 principais pontos de atenção na hora de escolher os melhores ingredientes pro seu produto.

  1. Qualidade dos Ingredientes

De forma geral, qualidade é um termo bastante amplo. Quando o assunto é lista de ingredientes, podemos dividi-lo de 2 formas: qualidade nutricional e qualidade organoléptica. 

Escolher ingredientes ricos em vitaminas e minerais, e balanceados nutricionalmente pode fazer com que o produto final seja mais equilibrado e tenha uma melhor proporção entre os macronutrientes essenciais para o corpo humano – carboidratos, gorduras e proteínas. Assim, é possível entregar ao cliente uma característica que interfere bastante na decisão de compra do consumidor: a saúde. 

Mas não podemos esquecer que além de ser balanceado nutricionalmente, um produto precisa ser saboroso, agradável ao olfato, com textura satisfatória e bem apresentado para ganhar o consumidor. A gama de possibilidades nesse quesito é enorme, e é possível aprimorar tais fatores usando temperos e folhas.

O urucum e a cúrcuma são dois ingredientes naturais bastante utilizados para melhorar a aparência dos alimentos, por exemplo. 

  1. Rastreabilidade

Tão importante quanto ter um produto com ingredientes de qualidade, é saber a origem desses ingredientes. Por isso, é muito importante escolher bons fornecedores, que sigam as normas previstas na legislação e que entreguem produtos seguros

É importante ainda entender se os ingredientes utilizados são de origem animal, se usam agrotóxicos ou  são colhidos frescos. Dessa forma, conhecendo a origem do ingrediente, o produtor não só traz benefícios para a sua própria empresa (uma vez que tem mais controle sobre a cadeia produtiva), mas proporciona mais segurança e credibilidade para o consumidor final. 

  1. Custo-Benefício

Escolher a lista de ingredientes do seu produto com base no seu posicionamento no mercado é muito importante. Entender, por exemplo, se seu público alvo prefere produtos mais em conta ou se prioriza produtos mais caros, com mais benefícios a saúde pode ajudar a definir quais ingredientes podem ser mais vantajosos e estratégicos para o seu produto. 

Para avaliar o custo-benefício do ingrediente, é muito interessante selecionar uma gama de fornecedores e comparar os preços de um mesmo ingrediente entre eles. Nessa hora, vale analisar questões como disponibilidade, quantidade mínima de pedido, localização do fornecedor, entre outros.

Por fim, concluímos que esses pontos-chaves são essenciais para que você não cometa nenhum erro no seu negócio. Se ainda tiver dúvidas, nosso site está repleto de dicas que vão te ajudar ainda mais a alavancar sua empresa!

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo Desenvolvido por

Isabela Girardi Ronchi

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO