As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas, que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade sanitária e conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos. Essas medidas descrevem e orientam quaisquer atividades que abrangem o meio produtivo e o processamento dos produtos, incluindo a saúde dos funcionários e sua higiene pessoal.
Devido ao crescimento de indústrias do setor alimentício no Brasil e seu grande impacto na economia, a fiscalização desses estabelecimentos, especialmente sobre as boas práticas de fabricação, vem se tornando um dos principais documentos passíveis de fiscalização. Como consequência disso, o manual se torna um item obrigatório a maioria desses segmentos alimentícios, sendo sujeito à multa pela ANVISA.
Aqui estão alguns problemas comuns que podem ser EVITADOS e SOLUCIONADOS com o auxílio dessa importante ferramenta:
- Contaminação cruzada: Evita o contato da matéria-prima possivelmente contaminada com o produto em questão.
- Melhora Na saúde dos manipuladores: Diminui a ausência de funcionários enfermos, prezando pela higiene, e consequentemente aumentando a produtividade da sua empresa.
- Diminuição dos desperdícios: Com a boa aplicação das medidas diminui-se consideravelmente os desperdícios de matéria-prima e há um aumento do rendimento do processo.
- Otimização de processos: Quando se tem tudo bem documentado e explicado fica muito mais fácil ensinar a um novo funcionário como funcionam os procedimentos, deixando o aprendizado muito mais dinâmico e prático
- Aumento de vida útil: Etapas de um processo tomando as devidas medidas preventivas ajudam na elevação do shelf-life do produto.
É importante ressaltar que mais do que uma obrigação legal, o BPF deve ser um guia para o dia a dia da sua empresa, garantindo assim a qualidade da produção e permitindo a melhoria constante.
E aí, gostou das dicas e quer evitar esses tipos de problemas dentro do seu estabelecimento?
Entre em contato conosco e saiba mais como podemos ajudá-lo!
Artigo produzido por Pamela Baptista.