Ao redor do planeta há vários consumidores da bebida e isso faz o mercado dos refrigerantes ser muito amplo. Dentro dessa lista, têm-se:
Em condições ideais de armazenamento, um refrigerante não aberto e não exposto à luz solar direta ou a temperaturas extremas pode durar de 6 a 9 meses após a data de fabricação. No entanto, após a abertura, o refrigerante pode perder gradualmente seu sabor e efervescência ao longo do tempo devido à liberação do dióxido de carbono e à exposição ao ar.
Se o seu produto está com um tempo muito abaixo disso é importante revisar seu modo de produção. A possibilidades de melhoria são amplas desde a composição da bebida, até a sequência de etapas da fabricação. É de extrema importância ter uma sequência bem definida de produção para garantir qualidade do seu produto final.
Tem dúvidas sobre o processo da sua bebida? Seu refrigerante não alcança um tempo parecido de vida útil?
1. Prepare o xarope de sabor:
2. Espera e resfrie:
3. Carbonatação:
4. Misture e sirva:
É preciso definir qual o setor das bebidas que irá se dedicar ao desenvolvimento e qual setor do mercado que será seu foco de atendimento ao cliente. Para isso, é fundamental definir que tipo de bebida trabalhará, seja ela alcóolica ou não.
Com isso definido, é hora de consultar a legislação. Momento essencial de conhecer mais como seu refrigerante deve ser registrado e que normas devem ser cumpridas a partir disso.
É, também, de fator fundamental entender muito bem o seu público alvo. O mercado dos refrigerantes é extenso e abrange um grande número de consumidores. A mensagem que você, como vendedor, quer passar tem sido clara? Qual a intenção e impacto que seu produto deseja transmitir?
Perguntas como essa devem ter uma clareza na resposta e demosntrar que tem as estratégias definidas de qual forma irá levar o seu produto até o consumidor final.
Ainda que tendo a melhor mensagem ao seu cliente, saiba reconhecer o trabalho dos seus concorrentes. Desde de padrão de qualidade até o serviço de atendimento. Seu nicho deve ser de constante evolução e adequação ao que o mercado dos refrigerantes está pedindo. O que seus concorrentes fazem que você deveria fazer melhor?
Outra etapa de extrema importância é sobre como será composta sua bebida. Após ter bem definido os eixos anteriores é hora de criar a formulação e ter em mente a receita que combine bem os ingredientes, de forma a gerar a melhor experiência ao consumidor.
Com quase tudo pronto, é hora de fazer as amostras e colocar na prática toda a teoria e ideias pensadas. Esse momento é fundamental para descobrir se a combinação imaginada faz tanto sentido quando testada. Será mesmo que todos os ingredientes vão se comportar como planejado.
Os protótipos servem para ter a parte de experimento e devem ser estipulados antes de fazer o lançamento de qualquer produto, com eles prontos se avança para a etapa abaixo:
Mais do que saber seu público-alvo, deve-se receber os feedbacks deles. O teste sensorial busca coletar toda a experiência do público que se projeta ser o seu principal consumidor. Então valide com ele colete todas as informações para adaptar seu produto para o que realmente o mercado dos refrigerantes busca.
Assim que coletada todas essas informações é hora dos ajustes. Pontualmente, algumas etapas precisam ser adaptadas, faça isso e tenha novamente uma coleta de feedback para ter a certeza de que alcançou o resultado projetado.
Enfim, o grande momento: lançamento oficial da sua bebida!
Depois dessa sequência de etapas você tem muito mais visível e projetado os próximos passos, já bem definido seu consumidor e a experiência que a bebida é capaz de gerar. Capriche na sua propaganda e branding, saiba impacatar e se destaque no mercado dos refrigerantes.
Diversidade de Produtos: O mercado de bebidas é diversificado, abrangendo uma ampla gama de produtos, desde água engarrafada até bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos, chás, cafés e bebidas funcionais. Isso oferece várias oportunidades de investimento em diferentes segmentos e nichos.
Inovação e Tendências de Consumo: O setor de bebidas é dinâmico e está constantemente evoluindo para atender às demandas dos consumidores. Novos sabores, ingredientes e tendências surgem regularmente, criando oportunidades para empresas inovadoras e disruptivas.
Globalização: As grandes marcas de bebidas têm presença global, o que permite que os investidores se beneficiem da expansão para mercados emergentes e do aumento da urbanização em todo o mundo.
Segmentos Específicos em Crescimento: Certos segmentos do mercado de bebidas estão experimentando um crescimento significativo devido a mudanças nas preferências dos consumidores. Por exemplo, o mercado de bebidas saudáveis, como água mineral, sucos naturais e bebidas funcionais, está em ascensão devido ao aumento do interesse dos consumidores por produtos mais saudáveis e naturais.
Sazonalidade: Alguns tipos de bebidas têm forte demanda em determinadas épocas do ano ou em eventos específicos (por exemplo, cerveja durante festivais e eventos esportivos). Isso pode oferecer oportunidades para aproveitar a sazonalidade do mercado.
O mercado dos refrigerantes é abrangente e tem um ritmo de constância em alta, a inovação é a chave do negócio e pode proporcionar grande impacto no cenário. Ter um produto de qualidade com público bem definido te diferencia dos demais existentes
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