O QUE É ÁCIDO HIALURÔNICO?

Entenda o novo queridinho dos cuidados com a pele: o Ácido Hialurônico.

Você está interessado em potencializar seu cosmético? Confira nessa leitura o poder do ácido hialurônico de promover o combate ao envelhecimento da pele.

O Ácido Hialurônico é um polissacarídeo produzido pelo corpo humano responsável pelo preenchimento dos espaços que surgem entre as células. Esse ativo tornou-se um grande aliado na rotina de beleza de muitas pessoas. Contudo, por que a fama dessa substância?

Com propriedades altamente hidratantes, o ácido hialurônico garante a maciez e o viço da pele, devido ao fato de ser uma molécula com uma capacidade considerável de retenção de água. Ele promove o decréscimo das linhas de expressão aparentes e de outros sinais de envelhecimento na derme. Além disso, é eficiente na redução das cicatrizes de acne e na redução de olheiras.

Há dois tipos ácido hialurônico que promovem as propriedades vistas acima:

  • Alto peso molecular: aumentam a hidratação, pois ficam fixados nas áreas mais superficiais da pele, fazendo com que haja a retenção da água presente no ambiente por essa região.
  • Baixo peso molecular: possui maior capacidade de infiltração na pele, logo, potencializa sua ação de preenchimento das cavidades livres. 

Assim como o colágeno, o ácido tem sua produção reduzida pelo organismo ao longo do tempo (a partir dos 25 anos de idade inicia-se essa redução). Logo, a utilização de cosméticos com a presença do ativo torna mais acessível o contato com as propriedades do ácido após certa idade, tendo em vista que esse tipo de formulação não recebe contraindicações.

O uso de cosméticos com o ácido hialurônico, além de promover a hidratação, poderá estimular a produção da substância por parte do próprio corpo, o que mostra ser um produto extremamente eficiente.

Outra característica importante é que, ao contrário do colágeno, o ácido hialurônico pode ser produzido dentro de laboratórios, não dependendo, assim, de uma fonte exclusivamente animal para obtenção do composto. Portanto, pode ser utilizado na formulação de cosméticos veganos, o que proporciona a utilização por um maior número de pessoas. Legal né?

Quer saber mais sobre cosméticos? Leia também: Cosméticos Naturais: o que são e como se destacar nesse ramo. 

Se interessou pelos nossos serviços? Entre em contato com a CONAQ.

Artigo produzido por Ana Luiza Trichês

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO

Open chat
Fale conosco!
Olá! Podemos te ajudar?