O QUE É KOMBUCHA?

Chá, açúcar, leveduras e bactérias: a diferente combinação da bebida probiótica que pode fazer a diferença na sua vida! Entenda de uma vez por todas o que é o Kombucha e quais benefícios ele pode trazer à sua saúde.

Kombucha é uma bebida feita de chá (geralmente chá preto ou chá verde) adoçado, fermentada com culturas de leveduras e bactérias.

O processo de fermentação ocorre em função do SCOBY, Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast, ou, em português, Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras, uma espécie de disco gelatinoso composto por 13 tipos de colônias de bactérias e leveduras. Entre elas, estão as bactérias que produzem ácido acético, acetobacter, e diferentes tipos de leveduras usadas na produção de vinhos, cervejas e pães, do gênero Saccharomyces. 

Mas… como este processo ocorre? 

Calma, é bem simples: as leveduras transformam o açúcar do chá em álcool e as bactérias convertem o álcool em ácido acético conferindo o sabor “azedinho” característico do Kombucha. Apesar de se tratar de uma fermentação alcoólica, os teores de álcool da bebida são de 0,3% – 1%, semelhante ao teor produzido naturalmente pelo nosso organismo no processo da digestão da glicose. O resultado é uma bebida considerada não alcóolica, energética, mas de baixo teor de carboidratos e cheia de nutrientes, como vitaminas do complexo B, C e aminoácidos essenciais.

Quais os benefícios de consumir Kombucha?

O consumo regular de Kombucha melhora o funcionamento do intestino e previne infecções, por se tratar de uma bebida probiótica que equilibra a flora intestinal (podendo atuar como laxante natural se consumido em grandes quantidades). Ela também equilibra o pH do sangue, fortalece o sistema imunológico, possui ação desintoxicante e previne o envelhecimento precoce, por ser rico em antioxidantes e se ligar a moléculas tóxicas do organismo estimulando sua liberação através da urina. Além disso, contribui para a redução do estresse, dor de cabeça, insônia, normalização da pressão arterial e estudos recentes relacionam o consumo do Kombucha com a prevenção do diabetes, câncer e combate a gastrite, por atuar eliminando a bactéria H. Pylori. Não é toa que esta bebida é conhecida pelos orientais como o elixir da longa vida!

E mais… a produção de Kombucha pode facilmente ser feita em casa e diferentes tipos de chás podem ser utilizados na primeira fermentação. Para dar um sabor mais agradável a bebida, é possível realizar uma segunda fermentação com sucos de frutas e gengibre, resultando em um sabor final semelhante ao de um refrigerante, porém muito melhor por ser natural!

Se interessou pelo assunto? Gostaria de produzir e quem sabe até vender seu Kombucha? Entre em contato conosco e saiba mais!
Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo desenvolvido por

Thais Martins

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO