QUANDO POSSO TER UMA EMBALAGEM DE PLÁSTICO BIODEGRADÁVEL?

Venha entender sobre uma grande tendência no mundo sustentável.

Vivemos em uma sociedade que está cada dia mais preocupada com o futuro e com as próximas gerações. A sustentabilidade vem sendo uma grande tendência mundial. 

A geração de resíduos é um dos maiores empecilhos para tornar o mundo mais sustentável e as embalagens biodegradáveis vieram para solucionar esse problema. Tais embalagens são produzidas a partir de matérias primas sustentáveis e possuem a capacidade de se degradar totalmente em um curto período de tempo, não oferecendo riscos ao meio ambiente. 

Apesar disso, essas embalagens apresentam propriedades de conservação menores quando comparadas às embalagens comuns, portanto é muito importante que você se atente à compatibilidade da embalagem escolhida ao tipo de alimento e a forma de armazenamento a que ela será submetida. Citaremos aqui algumas opções de plásticos biodegradáveis para você utilizar:

  • Embalagens de poliácido láctico (PLA)

É um plástico sintético obtido a partir da fermentação de matérias ricas em amido. Essa embalagem além de biodegradável, é reciclável, compostável, biocompatível e bioabsorvível. É a mais utilizada por conta de sua alta resistência e por suas características serem muito similares ao plástico comum.

É empregada como embalagem em produtos alimentícios e cosméticos, também em material para constituir sacolas, canetas, garrafas, vidros, tampas, talheres e até mesmo dispositivos médicos.

  • Embalagens de Celofane

Produzidas a partir da celulose são amplamente utilizadas devido a sua baixa permeabilidade a gases e líquidos. São embalagens biodegradáveis e compostáveis, porém não podem ser recicladas.

São utilizadas como embalagens em produtos alimentícios, cosméticos secos, velas, flores, entre outros. Porém, devido a algumas propriedades, seu uso em produtos aquosos não é recomendado. 

  • Embalagens feitas a partir de matéria orgânica, como milho, cana-de-açúcar, cogumelos, entre outros;

Tais embalagens se apresentam como ótimas opções para a futura substituição de embalagens comuns por embalagens sustentáveis, porém ainda possuem um custo bastante elevado devido a complexidade de sua produção.

Não apresentam riscos à saúde, porém, suas aplicações ainda são limitadas devido às suas características de baixa resistência e alta permeabilidade.

Mas, afinal, como escolher a embalagem biodegradável para o meu produto? 

Bom, cada produto possui diversas características, que devem ser estudadas antes de selecionar uma embalagem. É necessário que você avalie os constituintes do seu produto e da embalagem que você deseja utilizar, a fim de saber se eles são compatíveis e se é viável utilizá-la. 

Muitas empresas estão se adequando a essa tendência e buscando, cada vez mais, serem ecologicamente corretas. Com isso, conseguem agregar mais valor aos seus produtos, atender ao público mais crítico e utilizar do marketing verde para impulsionar suas vendas.

Se você não está satisfeito com a embalagem do seu produto, entre em contato com a CONAQ! Podemos auxiliá-lo com a escolha da embalagem ideal.

Artigo produzido por Letícia Machado Packer

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO