SAIBA QUAIS SÃO AS MELHORES FONTES PROTEICAS VEGETAIS – Conaq

SAIBA QUAIS SÃO AS MELHORES FONTES PROTEICAS VEGETAIS

Descubra quais são os vegetais que possuem as mesmas proteínas encontradas nos alimentos de origem animal e que são essenciais para a nossa saúde!

As proteínas são moléculas orgânicas compostas por aminoácidos que exercem inúmeras funções em nosso organismo. Além de serem essenciais para o crescimento e a formação das estruturas do corpo, elas participam da produção de hormônios, neurotransmissores e do transporte de substâncias pelo sangue  e mecanismos de defesa

As maiores fontes de proteínas são de origem animal, como carne vermelha, ovos e peixes. Entretanto, aqueles que buscam uma alimentação mais saudável, com redução ou substituição de carne, podem encontrar uma variedade imensa de fontes proteicas nos próprios vegetais!

Ao contrário do que a maioria pensa, é muito fácil ingerir proteína vegetal na quantidade exata que o seu corpo precisa, pois existem muitos alimentos que as contém em abundância e qualidade

Além disso, esses alimentos são livres de colesterol e oferecem inúmeros benefícios importantes ao corpo. Dito isso, descubra a seguir, quais as principais fontes de proteínas vegetais e suas vantagens para o organismo:

  1. Feijão preto: Tão presente no dia a dia do consumidor, com 4,5 gramas de proteínas em uma porção de 100 gramas do alimento cozido. O feijão preto é uma das excelentes fontes proteicas, mais consumido no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. 
  2. Grão de bico: Além de fornecer 8,86 gramas de proteínas em 100 gramas de alimento cozido, o grão-de-bico tem a maior disponibilidade de ferro entre os alimentos desse grupo e ainda oferece fósforo, potássio, magnésio e manganês.
  3. Lentilha: Muito comuns nas festas de fim de ano, a lentilha oferece 6,3 gramas de proteínas em uma porção de 100 gramas, além de ser fonte de fibras e oferecer carboidratos de baixo índice glicêmico.
  4. Soja em grão: Com 16,64 gramas de proteínas em uma porção de 100 gramas de alimento cozido, a soja é muito utilizada no preparo de substitutos dos produtos de origem animal, como hambúrguer, queijo (tofu) e leite.

Na indústria de alimentos, por exemplo, também  é possível encontrar formulações de  produtos que atendam a públicos com restrições de alimentação, como vegetarianos e veganos, que desejam obter proteínas de fontes vegetais. 

Com isso, Hambúrgueres, leites, queijos e muitos outros produtos, com formulações plant-based  (baseadas em plantas), surgem no mercado e reforçam o potencial de negócio nesse segmento que cresce cada vez mais.

Se interessou sobre o assunto e deseja saber mais ? Fale conosco e tire suas dúvidas em contato@conaq.com.br , estamos ansiosos pelo seu feedback!

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo Desenvolvido por

Pamela Baptista

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO