SEU ALIMENTO É PROPENSO A ESTRAGAR? – Conaq

SEU ALIMENTO É PROPENSO A ESTRAGAR?

Você sabia que diversos fatores são responsáveis pela deterioração do seu alimento? Estes fatores variam desde os ingredientes que o compõem até a maneira como ele é armazenado. Confira abaixo a lista de alguns fatores que causam a propensão de seu produto estragar:

  • Ingredientes
  • Falta de boas práticas de fabricação
  • Embalagem incorreta
  • Armazenamento incorreto

Isto mesmo! Existem diversos fatores que tornam seu alimento propenso a ficar impróprio para o consumo ao longo do tempo. Alguns deles são intrínsecos aos ingredientes, como o teor de gordura, por exemplo, visto que, quanto maior este teor, o produto é mais sujeito a sofrer alterações devido a oxidação das gorduras. Estes fatores relacionados aos ingredientes podem ser controlados e postergados com o uso de aditivos naturais ou artificiais e utilização de embalagem adequada, entre outros.

Outro fator que pode oferecer riscos aos seus consumidores e também prejudicar a vida útil de seu produto é a falta de boas práticas de fabricação. Seguir as boas práticas lhe permite oferecer um produto final com segurança, eliminando os riscos de contaminação por microrganismos, estes que muitas vezes são responsáveis por deteriorar o seu produto. 

A embalagem é muito importante para manter a qualidade do alimento. Existem diversos tipo de embalagem e cada produto possui a embalagem mais adequada, de acordo com a composição do alimento, tipo de processamento e forma de armazenamento. A embalagem tem grande papel em manter as características organolépticas e proteger o alimento contra alterações químicas e microbiológicas.

Temperatura, umidade, iluminação e organização do local de armazenamento da matéria prima e produto final, se bem controladas, auxiliam a manter a vida útil e segurança do seu produto por mais tempo.

Entre em contato conosco para identificarmos qual é o fator que causa maior propensão de seu produto estragar!

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo Desenvolvido por

Elizabeth Patrício Arantes

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO