SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NAS EMPRESAS DO FUTURO

Saiba mais sobre uma das principais tendências das empresas do futuro e de que maneira você pode aderir à esse movimento ecológico!

O termo sustentabilidade vem, cada vez mais, ganhando espaço dentro das empresas e, dessa maneira, está se tornando uma das principais tendências no mercado mundial. A sua definição é composta por três pilares, os quais abordam os âmbitos: social, com foco na qualidade de vida das pessoas; econômico, visando o desenvolvimento econômico; e ambiental, que tem como objetivo a preservação do meio ambiente. Visto que cada um trata de um contexto diferente, é essencial que os pilares caminhem juntos, pois é mediante a estes que se avalia a sustentabilidade de uma empresa. Contudo, perante às complicações ambientais que o planeta está enfrentando gradativamente, neste artigo vamos falar a respeito da sustentabilidade ambiental nas empresas.

Mesmo sendo um assunto tão evidente no contexto atual, poucos têm uma explicação clara e precisa sobre o tema e acabam não sabendo de que maneira aplicar na prática. Logo, o que é a sustentabilidade ambiental e como aplicá-la no seu negócio?

A sustentabilidade ambiental nas empresas está relacionada às atividades praticadas por elas que visam a preservação do meio ambiente, como por exemplo: o uso dos recursos naturais de forma responsável, diminuição da poluição, reutilização de materiais, entre outros. Além disso, a sua empresa também vai estar contribuindo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Mas o que é isso?

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) traçou objetivos, que devem ser atingidos até 2030, a fim de realizar mudanças efetivas para futuro do mundo em prol de melhorar e erradicar alguns dos problemas que assolam o planeta e a sociedade atual, os quais atingem os três pilares da sustentabilidade. Os ODS têm grande importância na formação e no fortalecimento de uma cultura de responsabilidade sustentável na sociedade em geral. Ao todo, somam em 17 as metas que compõem os objetivos, sendo alguns deles voltados à sustentabilidade ambiental. 

Com isso, ao adotar uma metodologia que coincide com tais objetivos, as instituições colaboram com um papel importante no cuidado da humanidade, da natureza e dos recursos naturais do planeta.

As práticas sustentáveis não devem ser encaradas como uma simples obrigação, mas como algo genuíno e, além disso, parte da estratégia das empresas. Existem diversas vantagens ao implementar hábitos sustentáveis no meio empresarial, como:

  • Ter um diferencial em relação aos concorrentes e, com isso, ganhar vantagem competitiva.
  • Melhorar a imagem da empresa e gerar credibilidade.
  • Atender às demandas da tendência sustentável do futuro.
  • Estimular a inovação, adaptando os serviços e produtos aos requisitos dos consumidores cada vez mais exigentes.
  • Atrair novos mercados e investidores.
  • Colaborar com os ODS.

Um aspecto relevante é o aumento da atenção e preocupação das pessoas em relação às práticas de sustentabilidade das empresas. De acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% dos consumidores brasileiros preferem obter produtos de empresas sustentáveis. Além disso, de acordo com a PwC, 95% dos executivos, empresários e consumidores estão atentos e preocupados com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

Com este assunto em alta, dá-se muito foco ao marketing verde, tabém chamado de ecomarketing. Esse termo, que surgiu da pressão dos consumidores que exigiam uma conduta de conscientização por parte das empresas, é uma estratégia de marketing focada em ações que preservam e favoreçam o meio ambiente, seja na produção, na divulgação do produto ou serviço ou no posicionamento da empresa em relação ao assunto e, a partir disso, demonstrar que a sua organização possui consciência ecológica, o que, na atualidade, é algo praticamente indispensável e acaba atraindo um novo nicho de consumidores que compartilham da mesma mentalidade ecológica.

Quer saber mais sobre como seguir as tendências do mercado e tornar o seu negócio uma solução para a preservação do meio ambiente? Nosso blog está repleto de conteúdos para te ajudar!

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo Desenvolvido por

Rafael Martinho Dib Daud

Diretor de Planejamento e Vendas

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO