TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE TINTURAS E COLORAÇÃO DE TECIDOS

Entenda sobre a composição e cada elemento das tintas de tecidos

A tintura é um marco de produção e diferenciação desde de antigos tempos. Com ela foi possível, além de embelezar e destacar produtos frente a outros, o atribuindo personalidade, também provém proteção.

Isso é possível, pois a tinta, por definição, é uma produto líquido composto de um ou mais pigmentos dispersos em aglomerante líquido ou ligante que, ao sofrer um processo de secagem quando estendida em película fina, forma um filme aderente ao objeto. 

Em suma, sua composição é feita por resina, pigmento, aditivos e solvente, elementos dos quais são específicos de cada composto sendo variados conforme a aplicação. Continue lendo esse artigo para mais informações sobre cada elemento!

Resina

A resina é a parte não volátil da tinta, ela é responsável pelas propriedades físicas resultantes, ou seja, é a partir dela que a tinta toma uma forma como a conhecimentos: líquida com sua viscosidade característica, responsável pela resistência, aderência, flexibilidade e durabilidade, servindo para aglomerar os pigmentos desejados à tinta.

Diversos são os tipos de resinas utilizadas para formação de uma tinta, entre elas podemos citar: acrílicas, alquídicas, nitrocelulose, epóxi e poliuretânicas, das quais a resina acrílica é a mais comumente utilizada para a utilização em tecidos

Resinas acrílicas são escolhidas a partir de monômeros de ésteres de ácidos acrílicos e metacrílicos na indústria de tintas os polímeros acrílicos mais utilizados são os poliacrilatos e polimetacrilatos.

Solvente

Os solventes têm como principal finalidade dissolver a resina sem alterar suas propriedades físicas. São líquidos voláteis, tendo comumente um ponto de ebulição baixo. 

Como é um composto utilizado com objetivo de dissolução, o solvente deve ser escolhido de modo que seja capaz de efetivamente dissolver a resina específica utilizada para a produção da tinta. 

Solventes podem ser orgânicos ou água e, tendo em mente a utilização de uma resina acrílica, o ideal utilizado para tal seria a àgua.

Pigmentos

São substâncias sólidas insolúveis e não voláteis, divididas em finas partes, sendo partículas de tamanho entre 0,05µm (micrometros) e 5µm. Material utilizado com a finalidade de promover cor, opacidade, consistência, durabilidade e resistência à tinta.

Podendo ser orgânicos e inorgânicos, é o uso dele, ou de uma mistura de pigmentos, o responsável pela coloração propriamente dita ou efeito funcional (tonalidade, opacidade, intensidade, etc.) da tinta que se visa produzir.

Como pigmentos orgânicos comumente utilizados podemos citar: ftalocianinas azuis e verdes, quinacridonas violeta e vermelha; e para inorgânicos temos: dióxido de titânio, óxidos de ferro, sulfeto de cádmo, azul ultramar, caulim e caulim calcinado.

Aditivos

Aditivos são substância responsáveis pela melhoria de características da tinta, seja em melhorias técnicas como aceleração de um parâmetro ou conservação de propriedades.

Alguns exemplos de efeitos de aditivos que podem ser mencionados: promover ou acelerar a secagem, evitar formação de película na superfície, regulação da fluidez, melhoria na dispersão dos pigmentos, evitar bolhas e espumas e evitar a degradação do filme da tinta.

Controle de qualidade

O controle da qualidade de tintas é feito por profissionais da área da química e consiste na execução de ensaios físico-químicos para verificar e avaliar abrasão (resistência ao atrito), aderência, brilho, viscosidade, entre outros aspectos da tinta.

Conceitualmente, o controle de qualidade é um procedimento adotado para que os parâmetros da tinta produzida esteja de acordo com padrões estabelecidos de produção, e para que haja uma constância nas características da tinta, para que ela seja sempre a mesma e na melhor qualidade possível para destinar ao cliente, de modo que, caso haja uma falha seja possível reparos e reajustes na produção. 

Nós da CONAQ, como uma empresa de engenharia química e engenharia de alimentos, podemos dizer que temos muito interesse na sua jornada! Por isso, dispomos que diversos serviços que podem ajudar em seu caminho na produção de tintas, como no desenvolvimento do layout de sua fábrica, mapeamento de seu processo, estudos diversos para idealizar seu projeto e no próprio desenvolvimento de novos produtos para criar uma nova tinta do zero! Entre em contato conosco para mais informações. 

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo Desenvolvido por

Nícolas Urruth

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO