Saiba como a utilização de embalagens em atmosfera modificada pode ser benéfica para o seu produto.
A embalagem em atmosfera modificada (MAP) vem ganhando cada vez mais espaço na indústria alimentícia, tendo em vista que é um método natural de manter a qualidade do seu produto.
É empregada para o armazenamento de alimentos frescos e/ou minimamente processados, sendo estes não estéreis e com seu sistema enzimático operante. Ela possui a capacidade de manter a qualidade e frescor dos alimentos por mais tempo.
A MAP consiste em um recipiente polimérico selado completamente, a qual a composição do ar que envolve o alimento é alterada, com o intuito de fornecer uma atmosfera ideal que mantenha a qualidade do produto e aumente sua shelf life.
Fonte: Leybold Brazil
A atmosfera modificada pode ser constituída por um único gás ou por uma combinação de gases. Os mais comumente usados são: o oxigênio, o nitrogênio e o dióxido de carbono.
- O oxigênio é utilizado para embalar alimentos frescos, que necessitam dele para sua respiração.
- O nitrogênio é um gás inerte, utilizado para facilitar a retirada de outros gases da embalagem, e para preencher espaços remanescentes do recipiente. É ele, também, quem impede a embalagem de se romper.
- Já o dióxido de carbono, é responsável por inibir o crescimento de micro-organismos e retardar a ação de enzimas.
A atmosfera modificada pode ser criada de forma passiva ou intencional.
- Na modificação passiva, o produto é embalado e, através da respiração do alimento, ocorre a mudança na composição da atmosfera dentro do recipiente.
- No caso da modificação intencional, podem ser utilizadas duas técnicas: a lavagem de gás, onde uma corrente do gás desejado é injetada, e, em seguida a embalagem é lacrada; e, o vácuo compensado, onde, primeiramente, é feito o vácuo no interior da embalagem e, posteriormente, os gases desejados são adicionados.
A utilização da MAP possui diversas vantagens além do aumento de vida útil. Sendo algumas delas:
- Agrega valor ao seu produto e aumenta a competitividade no mercado
Um produto com maior qualidade, que tenha sua vida útil estendida de forma natural é bem visto pelos consumidores, que preferem adquirir seu produto ao invés do concorrente.
- Diminui custos de distribuição:
Com o aumento de vida útil, seu produto pode ficar mais tempo nas prateleiras. Sendo assim, a troca de produtos ocorre com menor frequência, o que resulta em menos gastos com o transporte do mesmo.
- Auxilia na apresentação do seu produto para os consumidores
A MAP é uma embalagem transparente e totalmente fechada, que permite que os consumidores tenham uma visão mais clara do produto ali contido.
- Embalagem higiênica
A MAP é uma embalagem selada hermeticamente, o que a deixa com menor propensão a contaminações externas, livre de odores e de possíveis líquidos que venham a condensar dentro do recipiente.
- Pode ser utilizada conjuntamente com outros métodos para o aumento de vida útil
A MAP já é capaz de aumentar a shelf life do produto, mas também pode ser utilizada em conjunto com outros métodos a fim de aumentar ainda mais a vida útil do produto, como o uso de aditivos intencionais, por exemplo.
Apesar de todas as vantagens em utilizar embalagens com atmosfera modificada, é importante levar em consideração algumas características antes de adquiri-las, como: a natureza do produto, os compostos secundários que podem ser produzidos por ele, e se o material escolhido para o recipiente externo é compatível com os gases que compõe a atmosfera modificada.
Acredita que a MAP pode ser a solução para seus produtos, mas não sabe a melhor forma de utilizá-la? Contato-nos, a CONAQ terá o prazer de auxiliá-lo.
Artigo produzido por Letícia Machado Packer.