(48) 3721-6361
Como a embalagem afeta na vida útil do alimento?
06/06/2018 - Novidades

 

A embalagem é a envoltura que faz propaganda do seu produto, possibilita uma melhor qualidade no transporte e  defende os produtos contra agentes externos. Mas será que ela só serve para isso? O que muitos não sabem, é que ela também pode aumentar a vida útil, a vida de prateleira e a durabilidade dos seus produtos, possibilitando assim que eles fiquem por mais tempo e com mais qualidade no mercado. Você sabe  a importância disso?

 

Muitos fabricantes fazem testes de qualidade e vida útil dos seus produtos, porém, nem todos pensam que estes serão expostos ao sol, calor, umidade, entre outras condições que influenciam negativamente nesses fatores, fazendo com que tenham uma menor aceitabilidade no mercado. Com uma embalagem adequada, além de preservar suas características e durabilidade, é possível ocorrer um aumento dessa vida útil, aumentando assim a aceitabilidade desses produtos. Mas como a embalagem ajuda?

 

Há diversos tipos de embalagens e alguns produtos precisam de embalagens específicas, nem todos os alimentos podem usar o mesmo tipo de embalagem, veja a seguir alguns tipos diferentes e como cada uma afeta seu produto:

 

Embalagens Escuras  

 

Este tipo de embalagem é muito utilizado em produtos sensíveis a luz. Elas protegem os produtos contra os efeitos dos raios solares, evitando assim a perda das características dos produtos, a pouca durabilidade destes na prateleira e consequentemente o aumento da vida útil. Um exemplo clássico desse tipo de embalagem é o alumínio, muito utilizado em produtos ácidos.

 

Para descobrir qual a embalagem ideal para o seu produto, clique aqui!

 

Embalagens a Vácuo

 

Neste tipo de embalagem, é utilizado um selador a vácuo que retira todo o ar dentro da embalagem, impedindo o desenvolvimento de microorganismos, bactérias e fungos que prejudicam e estragam o seu produto. São muito utilizadas nas embalagens de carnes, queijos, embutidos e grãos. Segue algumas vantagens desse tipo de embalagem:

 

  • Facilitação  no transporte
  • Não desidratação
  • Aumento em até 10 vezes a vida útil
  • Conservação do produto
  • Barreira contra o odor



Embalagens Tetra Pak

 

Geralmente utilizada nas indústrias de leites e laticínios. Ela é composta por três partes: Papel-cartão, polietileno e folha de alumínio; Estes protegem contra a umidade, os efeitos do oxigênio e da luz, mantendo  todas as características presentes nos produtos.


A escolha inadequada das embalagens afetam diretamente na conservação dos produtos, fazendo com que eles durem menos que o esperado. Se você está cansado desses problemas, ou se você quer aumentar a qualidade e durabilidade do seu produto.

Artigo desenvolvido por Heloiza Richartz.