5 DICAS PARA SUA MICROCERVEJARIA

Faça da sua cervejaria uma experiência

Você tem uma microcervejaria e gostaria de impulsionar seu negócio? Quer entrar nesse ramo, mas possui dúvidas? Nessa leitura você conhecerá 5 dicas essenciais que irão ajudar a alavancar sua microcervejaria.

Atualmente, as cervejas deixaram de ser apenas uma bebida de festa ou confraternização.  Na sua versão artesanal e rústica, produzida em microcervejarias, as cervejas atraem cada vez mais consumidores ávidos por sabores diferenciados e únicos, com uma qualidade premium e de alta gastronomia. O Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal (Sicobe), afirma que hoje em dia o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Mas a pergunta que fica é: como produzir cerveja de qualidade e se destacar nesse competitivo mercado?

Inove

Segundo a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), as microcervejarias representam apenas 1% da produção nacional de cerveja, porém o potencial de crescimento é grande, visto que cada vez mais o público se interessa por produtos de melhor qualidade e sabor diferenciado. Aproveite o boom no mercado cervejeiro para investir em diferentes sabores, utilizando insumos locais e explorando diferentes combinações que geram cervejas tanto exóticas quanto tradicionais. Lembre-se de  usar a sazonalidade dos ingredientes à seu favor e oferecer a degustação destas cervejas em eventos. Não tenha medo de explorar!  

Tenha uma Formulação Atrativa 

A fim de garantir a qualidade final do produto e se destacar no mercado é necessário a utilização de insumos de boa qualidade, que apresentam boa aparência, cor, aroma e sabor. Uma cerveja artesanal precisa trazer diferentes sensações ao consumidor, aqui entra desde o visual até o sabor que deve ser marcante e oferecer uma experiência única. A matéria prima escolhida irá interferir diretamente no produto final. Lembre-se, quanto melhor a matéria prima, melhor será o seu produto. 

Invista na embalagem correta

Já pensou em como envasar sua cerveja? Vidro? Lata? Seja criativo, mas cuidado! Além de ser um atrativo visual, a embalagem é um importante fator de conservação da sua cerveja, a escolha correta da embalagem acarreta em uma maior vida útil do produto, facilita o armazenamento e o transporte. Além disso, conte a história da sua microcervejaria no rótulo, um  rótulo diferente que chame atenção para o seu produto ou uma propaganda específica atrai consumidores que procuram um produto diferenciado e único.

Elabore um manual de boas práticas de fabricação

Ter um manual de boas práticas de fabricação (BPF) e ter os procedimentos operacionais padronizados (POPs) estabelecidos são a chave para  produzir um produto de qualidade, dentro das questões legais da vigilância sanitária (ANVISA) e evitar desperdícios – levando a uma produção mais rápida e segura. Tanto o BPF quando o POP tem como objetivo garantir as condições higiênicas-sanitárias do estabelecimento que são essenciais para a padronização do produto e garantem um produto livre de contaminações que podem causar riscos à saúde humana.    

Defina a estrutura da sua cervejaria

Muitas vezes ocorre o atraso na produção ou até mesmo a paralisação devido a falta de equipamentos adequados ou até mesmo como estes estão distribuídos na sua empresa. Equipamentos específicos para cada processo são importantes e devem ser distribuídas na planta da sua empresa de tal modo que facilitem a produção e reduzem o tempo de processo. Para isso é necessário ter um layout adequado.  

Artigo produzido por Barbara Merz

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO