COMO APROVEITAR A VERSATILIDADE DA BATATA DOCE?

Descubra como aproveitar os diversos benefícios que a batata-doce tem a oferecer

A batata doce já faz parte do cardápio brasileiro desde o café da manhã até o jantar, é consumida em diferentes formas, e é vista como aliada de uma vida mais saudável

Desde o brigadeiro vegano até aquele pão fresquinho que você come de manhã no café da manhã, a batata doce tem uma vasta gama de usos. Pode servir não só como ingrediente em diversas receitas mas também em procedimentos de beleza.

Quer saber como usá-la a seu favor e quem sabe, ter uma nova ideia de aplicação e inovar o mercado alimentício ou de cosméticos? Então venha conferir nossas dicas de como aproveitar a versatilidade da batata doce e se inspire. 

  1. Alimento rico em nutrientes e aliado das dietas

Originário da América Central e Sul, esse tubérculo prefere climas tropicais e subtropicais, e ficou famoso no mundo devido ao seu alto valor nutricional e sua versatilidade

Além disso, o alimento é rico em fibras, vitaminas C e B6, ferro, potássio, manganês, carotenóides, antocianina, ácido fenólico e ainda, possui baixo índice glicêmico, ou seja, permite a liberação do açúcar de forma lenta no organismo. 

Essa última propriedade da batata-doce proporciona uma sensação de saciedade por mais tempo e evita que o alimento seja transformado em gordura. A partir disso, a batata vem se inserindo cada vez mais na dieta daquele que procura uma vida mais saudável sem abrir mão de um prato saboroso. 

Atualmente ela é utilizada na preparação de diversas receitas consideradas mais saudáveis, como por exemplo:

– Hambúrguer vegetariano ou vegano 

– Iogurte de batata doce (versão vegana e opção de iogurte para bebês)

– Brigadeiro vegano 

– Brownie 

– Sorvete funcional 

– Homus 

– Pão sem glúten 

– Bolo de limão com batata doce 

– Bolo de coco com batata doce 

– Bolos sem glúten 

– Shake pré treino 

– Nhoque 

– Massa para coxinha 

– Chips de batata 

– Escondidinho de frango 

– Panqueca 

– Crouton para salada

  1. Farinha de batata doce

Além de todas essas receitas, a batata doce pode ser uma boa opção para fazer farinha. Isso a torna uma receita de alto valor nutritivo, já que carrega a carga nutricional do seu principal e único ingrediente. Assim, torna-se uma opção para substituir a farinha de trigo nas receitas, principalmente para pessoas intolerantes ao glúten ou que seguem uma dieta “low carb”. 

O melhor disso é que essa farinha pode ser feita na sua casa e vamos ensiná-los como. Primeiramente, basta limpar e descascar as batatas, depois será necessário fatiá-las em finos pedaços para facilitar a desidratação. Para desidratá-la, pode-se utilizar tanto o forno ou micro-ondas, e após desidratadas é só bater no liquidificador ou processador e peneirar para obter um pó fino. 

  1. Tratamento estético caseiro

Se você pensou que é só no ramo culinário que a batata doce é sua aliada, está muito enganado. Esse alimento pode ser utilizado em máscaras faciais caseiras para combater espinhas, rugas, olheiras e até a clarear manchas na pele. 

Então, confira essas dicas de como utilizar a batata doce para uma pele mais bonita e sem gastar muito:

Para olheiras e inchaço debaixo do olho

 Descasque a batata e corte em fatias grossas, ponha na região da olheira e deixe por 20 minutos. Enxágue com água morna.

Para as rugas 

Descasque a batata, cozinhe-a e amasse-a até formar um purê. Aplique essa pasta sobre o rosto e deixe por 20 minutos, enxágue com água morna. A vitamina C presente no alimento é o principal agente antioxidante que combate os sinais do envelhecimento. 

Para as manchas 

Use essa mesma pasta mencionada anteriormente, massageie por 5 minutos e enxágue com água fria. Repita todo dia para ver melhor os resultados. 

● Para clarear a pele 

Rale a batata crua e aplique sobre sua pele por 30 minutos, enxágue com água fria. Faça isso regularmente. 

Prevenir perda capilar

Descasque a batata e extrair seu suco. Para cada 2 colheres do suco de batata, adicione 2 colheres do gel de Aloe Vera (Babosa) e uma colher de mel. Aplique na raiz do cabelo e massageie por alguns minutos. Cubra com uma touca o cabelo e deixe por duas a três horas. Logo depois, lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador. 

Após tantas dicas de como aproveitar a versatilidade da batata doce, você vai olhar para esse alimento com outros olhos. Quem sabe você agora inspirado não cria sua própria receita que ajude a propagar todos esses benefícios proporcionados pelo tubérculo. 

Teve uma ideia e precisa de ajuda? A Conaq é uma empresa de consultoria da área de engenharia Química e de Alimentos e teria a honra de te ajudar a aumentar o leque de usos da batata doce com mais uma função: uma oportunidade para novo negócio.

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo Desenvolvido por

Camila Funato

Diretora de Planejamento e Vendas

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO