CONGELAR É A ÚNICA OPÇÃO PARA AUMENTAR A VALIDADE DOS ALIMENTOS?

Entenda por que não se deve congelar todo tipo de alimento e conheça outros métodos de conservação

Para economizar tempo e dinheiro, muitas pessoas têm o hábito de ir ao mercado e fazer, de uma só vez, as compras do mês inteiro. Ao comprarem muitos alimentos em grandes quantidades, uma das principais preocupações dessas pessoas é armazenar os produtos corretamente, para garantir a sua conservação e evitar perdas. 

Vários dos alimentos comuns no cotidiano dos brasileiros possuem um tempo de validade curto. Portanto, o ideal é que esses sejam consumidos em pouco tempo, antes que estraguem. Quando isso não é possível, a alternativa mais conhecida é congelar os alimentos para estender o tempo de validade do produto. 

É comum, por exemplo, congelar bebidas, frutas, alimentos cozidos, doces e salgados. E, sim, em muitos casos, essa é uma opção viável para conservar os alimentos. Porém, essa não é a única opção, inclusive o congelamento não é indicado para todos os tipos de alimento.

.Quer saber por que alguns produtos não devem ser congelados e conhecer algumas outras formas eficientes de aumentar a data de validade dos alimentos? A Conaq te explica tudo neste artigo!

Como a temperatura influencia na validade do alimento?

Os alimentos estragam devido a reações químicas enzimáticas e proliferação de microorganismos. Esses processos são favorecidos por maiores temperaturas. Portanto, ao reduzir a temperatura do local de armazenamento, as reações de decomposição ocorrem de maneira mais lenta e as condições para reprodução e crescimento dos microrganismos se tornam hostis. 

O método de redução de temperatura pode aumentar drasticamente o tempo de validade dos produtos. O aumento da preservação pode variar de meses e, em alguns casos, dependendo do produto, até anos.

Por que o congelamento não é indicado em todos os casos?

Para muitos tipos de alimentos, porém, não é indicado o congelamento. Isso porque esse método pode causar a perda de propriedades organolépticas, como odor e sabor. 

As hortaliças, por exemplo, são alimentos que podem se deteriorar ao serem congelados. Quando ocorre o congelamento, pode haver a degradação da clorofila e feofitina de coloração marrom. 

Além disso, algumas frutas, como banana e tomate, também não podem ser armazenadas em temperatura inferior a 13ºC. A baixa temperatura pode prejudicar o processo de maturação devido à influência de certas enzimas. Esse processo pode causar perdas de algumas vitaminas hidrossolúveis, fator que reduziria consideravelmente a qualidade do alimento.

Quais são as outras opções para aumentar a validade?

Além do congelamento, existem outras maneiras de se estender a validade do produto. A refrigeração é uma dessas alternativas. Esse método se difere do congelamento devido ao menor grau de redução da temperatura. 

O resfriamento possibilita manter as características organolépticas do produto. No entanto, o tempo de conservação desse método é menor quando comparado ao congelamento. Com o resfriamento, aumenta-se a validade, no máximo, um mês, dependendo do produto.

O tempo de validade também pode ser aumentado por fatores que não têm relação com as condições do local de armazenamento. Um desses fatores é a utilização das embalagens ideais para o produto. 

Um exemplo bastante comum são as embalagens a vácuo, que diminuem a proliferação de microorganismos devido à falta de oxigênio. Outro tipo de embalagem muito utilizado, especialmente para conservar carnes, é a embalagem de atmosfera modificada (EAM), que dispõe de uma mistura de gases que geram efeitos positivos ao alimento. 

Além das embalagens, outra possibilidade é o método de desidratação. Esse método diminui a proliferação de microorganismos a partir da retirada de água e aplicação de aditivos, naturais ou artificiais, ao alimento. 

O congelamento é, sem dúvida, uma opção viável para aumentar o tempo de validade, mas nem sempre é o melhor método a ser utilizado. A escolha do método ideal de conservação depende do tipo do produto e do tempo de duração desejado. Cada produto possui uma melhor maneira de ser conservado. 

Quer aumentar a vida útil do seu produto? Entre em contato conosco! Podemos encontrar a melhor forma de aumentar o tempo de validade do seu tipo de produto.

 Artigo produzido por Juliano Cesar Toledo Viviani
Picture of Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO

Open chat
Fale conosco!
Olá! Podemos te ajudar?