CUIDADOS E RESTRIÇÕES AO SE PRODUZIR COGUMELOS – Conaq

CUIDADOS E RESTRIÇÕES AO SE PRODUZIR COGUMELOS

A dedicação e o cuidado fazem a diferença para ter o cogumelo fresco e de qualidade no mercado.

Cogumelos são uma ótima opção para quem procura novas fontes de proteínas. O cogumelo tem proteínas que são mais rapidamente digeridas pelo o organismo e são pobres em gorduras. A culinária  usada com eles não é tão comum aqui no Brasil. Nós, brasileiros, não temos o costume de degustar a grande variedade de cogumelos que existem. Hoje para se cultivar alguma espécie desse reino Fungi é preciso ter cuidados, cada  cogumelo shiitake, shimeji, champignon, funghi secchi, portobello e paris, tem a maneira de ser “cuidado” para que o processo de produção destes seja efetiva.

O cogumelo não é uma planta. Ele é um fungo. Há controvérsias de pesquisadores que querem colocá-lo como um vegetal. O cogumelo não tem as mesmas características de um vegetal. O fungo não faz fotossíntese e se alimenta de compostos orgânicos. Sua reprodução é feita por esporos, nada de sementes. Uma série de características que deixam esse reino fungi ser único. Por ter características totalmente diferentes do vegetais, eles devem ser produzidos com bastante cuidado para que o crescimento seja eficiente e a formação completa.

     O início do cultivo dos cogumelos tem que se iniciar em uma boa estrutura. Nem todos cogumelos precisam de 100% de luz sobre eles, um sombreamento e, em alguns casos, a escuridão ajuda no processo de frutificação do cogumelo. A humidade tem que ser alta. Podem ser criados em câmeras que contenham umidificador para que os cogumelos, que são formados por cerca de 90% de água possam se frutificar. Uma outra atenção que deve ser tomada é a temperatura baixa, para um bom desenvolvimento os cogumelos precisam de temperaturas com a variação de cerca de 14 a 23 graus celsius. O cuidado com essas questões tem que ser redobrado em todo o processo. O ciclo saudável de um cogumelo pode demorar cerca de 40 a 60 dias para que eles fiquem prontos para o consumo.

Depois que colhidos, os cogumelos não devem ser lavados. Por conterem bastante poros, irão absorver rapidamente a água, o que poderá ocasionar na mudança de sabor e textura. Aparentemente simples, mas produção é complexa. As tendências do mercado alimentício mostram o crescimento de pessoas que buscam o estilo de vida mais saudável e adeptas ao estilo vegano e vegetariano. E o cogumelo é uma ótima opção para quem busca essa substituição de nutrientes. Além de serem vendidos frescos, existe a opção de venda em conserva, que também exige certos cuidados. Nós da CONAQ estamos dispostos a te ajudar nas informações sobre um novo ramo alimentício, entre em contato para saber mais.

Artigo produzido por Izabella Marcia

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO