DESCUBRA OS SEGREDOS PARA AMPLIAR SUA EMPRESA

Ser responsável por uma empresa não é tarefa fácil, já que na sua mão estão o sustento da sua família e de seus empregados. Por isso, é preciso saber o momento certo de fazer investimentos. 

O aumento de escala de produção, por exemplo, é uma grande oportunidade, sendo que, se ganha o poder de negociar descontos com fornecedores, além de diminuir os custos despendidos na produção do produto. Porém, as coisas são mais complicadas no mercado de trabalho, visto que, aumentar sua escala pode gerar desafios durante o processo, como alterações do espaço e de equipamentos para a produção e possíveis adequações de receita com o aumento de volume.

Antes de cogitar o crescimento da sua produção, é preciso consolidar o seu processo produtivo.  Logo, um processo que possui falhas ou uma grande variação dentro da matéria final obtida não é um bom candidato a ampliação. O ideal, portanto, é que seja previsível o resultado da produção e todas as perdas minimizadas ou eliminadas, o que já pode gerar uma repercussão significativa no faturamento da empresa. 

Existem grandes diferenças entre escalas de produção, o que pode ser bem exemplificado com a dificuldade de preparar uma peça ou um bife da mesma carne. Não é um grande desafio fazer um bife, mas e quando assar uma peça? Quem já passou por isso sabe que são situações distintas. Nessa hora a experiência fala mais alto.

Assim como na carne, é possível que, com o aumento da receita, ajustes se façam necessários na mesma, ou até em parte do processo de produção, principalmente em etapas de tratamento térmico ou cozimento, pois um processo maior exige uma troca térmica mais suave. 

Outro detalhe a se pensar é que os equipamentos e utensílios devem seguir a ampliação. Logo, o aumento de escala pode exigir um redimensionamento dos maquinários no seu estabelecimento, ou até uma ampliação do número de linhas de produção. Esses ajustes, então, provavelmente irão alterar o layout da planta para o espaço comportar o novo volume de produtos e pessoas.

As alterações necessárias para a ampliação da produção provocam a necessidade de atualizar as normas de segurança, higiene e padrões que garantem a segurança do consumidor. Por causa disso, todo estabelecimento deve estar em conformidade com os princípios das Boas Práticas de Fabricação (BPF) estabelecidos por vários órgãos reguladores internacionais, como, por exemplo, a Anvisa no Brasil.  Além disso, tais protocolos são amplamente reconhecidos nos meios de produção mundiais para qualquer processo de produção,seja de alimentação, medicamentos, higiene, ferramentas médicas, bancos de sangue, etc. Sendo assim, o BPF é um passo fundamental para se considerar quando aumentar a produção. 

Outro ponto a ser considerado é analisar se o mercado está favorável para esse crescimento da escala de produção. Por isso, é importante avaliar a situação do setor antes de realizar ou não uma ampliação, fazendo a pesquisa de mercado um ponto crucial na hora de pesar as medidas quando se trata de ampliação. Por exemplo, com certeza você não ouvirá tão cedo uma ampliação de produção de telefones fixos, ou máquinas de escrever, porém computadores e smartphones crescem os números de unidades produzidas todo ano.  

Assim, expandir a sua fábrica pode gerar muitas despesas,  as quais aumentam os custos fixos de produção. Por isso, é importante observar o payback dessa ampliação para decidir se uma ampliação de escala é viável, o qual é o tempo que o investimento demora para se pagar, ou seja, em quanto tempo o lucro da linha de produção irá pagar a aplicação feita. Portanto, se for menor o tempo de payback,a vantagem do aumento de escala será maior.

Portanto, o aumento de produção é muito mais do que uma simples regra de três, pois exige conhecimento técnico. Com isso, uma vez que se tem um processo bem consolidado, com o conhecimento da viabilidade técnica da estratégia de aumento de produção e as alterações de receita e processo que podem ser necessárias, é possível estimar o custo de capital. 

Se você ficou com alguma dúvida sobre como aumentar sua escala de produção, entre em contato, ou clique aqui para descobrir as vantagens ao contratar uma empresa júnior.

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO