ECONOMIA FINANCEIRA: COMO UTILIZAR TEMPORADAS DE CHUVA A SEU FAVOR

Na sua região existem períodos de escassez de água? Já pensou em um sistema de captação para utilizar temporadas de chuva a seu favor? Saiba mais sobre o tema!

Desde o início da história da humanidade, as civilizações aprenderam a se adaptar aos mais diversos climas por meio de uma boa gestão dos recursos naturais. Os egípcios, por exemplo, se tornaram uma das mais prósperas civilizações no meio de um deserto por saberem aproveitar as águas do rio Nilo. 

Nas últimas décadas, o número de empresas que adotaram políticas de responsabilidade socioambiental aumentou. Cuidar do meio ambiente, realizando bom manejo dos recursos naturais, tem se tornado o novo paradigma econômico, onde a valorização e o cuidado com o ambiente em que vivemos virou prioridade. 

Dentro desse contexto, existe a oportunidade de que cada brasileiro, independentemente da área de atuação, aprenda a aproveitar os ciclos da natureza a seu favor gerando economia financeira, tanto para seu negócio quanto para sua residência.

O Brasil, segundo a UNESCO, está em 5° lugar entre os países com maior disponibilidade hídrica do mundo. Saber aproveitar as temporadas de chuva de maneira organizada e sustentável, pode gerar grande economia no final do mês.

Mas, por onde começar?

Antes de mais nada, é necessário entender as condições climáticas da sua região e a infraestrutura do seu imóvel para construir um bom sistema de captação de água da chuva!

Dessa forma, por meio de reservatórios separados, será possível aproveitar o excesso de água proveniente das temporadas para lavagem de roupas, calçadas, veículos, vasos sanitários, jardins, entre outros, deixando a água potável e tratada para consumo. Tal atitude, gerará uma grande economia na conta de água todo mês. 

Além de contribuir para o meio ambiente, por meio da  economia de água, é possível contribuir também socialmente, evitando a escassez hídrica na sua cidade. Bons projetos, de grande porte, podem inclusive contribuir para a redução dos riscos de enchentes.

Deseja saber mais sobre o projeto ou como implementar?

Nós da CONAQ realizamos um projeto que se adeque a sua realidade, inclusive calculando o payback do mesmo! Entre em contato conosco para saber mais.

Produzido por Emilly

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO